segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cochabamba ... Diário e Fotos !!


Cochabamba, 05 de fevereiro de 2012.  Domingo.

Cheguei às 05:30 hs da manhã à COCHABAMBA. Estou  na rodoviária esperando amanhecer para procurar lugar e passar duas noites.
O tempo lá fora parece nublado.
Vamos ver o que me aguarda !!
Me chama atenção o quanto são baixos , em média , os bolivianos , e o quanto mantiveram as tradições primitivas dos povos pré-colombianos.
 Uma outra é .... eles nem se importam de andar na chuva sem guarda-chuva , com esses cabelos lindos , lisos e negros.
Fui à Praça 24 de Fevereiro , que é a principal da cidade , na foto abaixo , e visitei a Catedral.




Como é domingo a cidade parece meio vazia.

Como não dormi de noite , viajando de ônibus até aqui , resolvi voltar logo para o Hostel Cochabamba , que contratei por duas noites.
Foi o melhor mesmo pois despencou uma baita duma chuva !!
Vou ficar num quarto privado , por somente 25 Bs cada diária. 

A localização é ótima , entre a rodoviária (observe na foto ao lado , na rodoviária , a escrita de "salidas" em espanhol e como se falaria em quéchua , "ripuna" , a língua materna inca) e o centro turístico.
Mas atenção : a ducha de água quente deve durar de 10 a 15 minutos e serem tomadas das 7 às 12:00hs da manhã. 
Precisava , então , programar meus passeios de modo a não perder a oportunidade de tomar banho ...
Que coisa mais estranha !!
Aliás , coisas estranhas ocorrem muito normalmente aqui na Bolívia !!
A dona do hostel parece muito católica e fica escutando rádio , acho que um programa religioso em que pessoas relatando alguma história e chorando sempre.
No hostel mora um papagaio chamado Dóris , que é uma gracinha !!


Cochabamba, 06 de fevereiro de 2012. Segunda.

 Acordei e fui logo atrás de um cyber-café dar notícias minhas ao povo do Brasil.
Meu projeto para o dia é tomar o teleférico para o Cristo de Cochabamba , pois a subida é árdua. Acabei acordando mais cedo do que desejava porque , como havia bebido muito líquido ontem à tarde , me levantei às 06:00hs para ir ao banheiro.
Se bem que (credo!) tem um penico aqui no meu quarto ... outra esquisitice boliviana.
E por falar em esquisita , o choro do programa do rádio aconteceu hoje também.
Sai para conhecer o Cristo da Concórdia , o principal cartão postal de Cochabamba ... que como o carioca , fica no alto de uma montanha , de onde se tem uma bela vista da cidade.


O teleférico não funciona hoje (segunda-feira) , como a maioria das atrações turísticas e museus ao redor do mundo. O que podia fazer era subir a escadaria embaixo de um forte sol.
Não tinha alternativa.
Queria subir de teleférico e descer á pé ... vida que segue !
O pior é que ao chegar lá no topo , na estação fechada do teleférico , tem um painel gigantesco , advertindo os visitantes do risco de serem abordados por delinquentes durante as subidas ou descidas pela tal escadaria.


Mas lá no pé do morro não havia qualquer aviso.  
Eu , que já havia subido , teria de descer pelo mesmo caminho , ou não desceria.
Um carinha até chegou perto , lá no Cristo , dizendo que queria uma câmera igual a minha ...eu disse que ele deveria compra uma , então !!
Perguntou o preço dela , eu disse que não tinha idéia pois havia comprado há muito tempo atrás. Ele insistiu em saber o valor e eu disse , algo em torno de 200 reais.
Ele perguntou o quanto equivaleria em dólares e eu informei desconhecer a proporção do valor.
Dai ele ficou rodeando , rodeando , observando de longe.
Acho que me esperava descer.
Mas eu tambéi fiquei acompanhando sua movimentação e demorei um bocado a deixar o local.
Eu o vi descendo depois.
E quando ele já estava bem lá embaixo , comecei a descer  o morro. Ele ainda ficou parado no pé do morro. Eu , heim !!
Mas este Cristo daqui é grande mesmo. E bonito !!
Se fosse outro dia da semana seria até mesmo possível , entrar no interior dele. Não dei sorte pois hoje  "ès lunes". Olha a foto  acima com o aviso-pedido de não urinar dentro do Cristo !!
E a vista de Cochabamba é mesmo fantástica , daqui de cima !!
 Quando desci do Cristo , voltei para o hostel. Comi algo e saí para visitar o Museu Arqueológico, que não permitiu tirar fotografias. Depois de um dia cheio , a jornada de passeios se encerrou com a visita ao Estádio Felix Capriles , já fora do centro da cidade.
Foi um dia muito proveitoso.
Que bom que não choveu mais.

Cochabamba, 07 de fevereiro de 2012.    Terça.

 Acordei às 07:00 hs com alguém tocando flauta andina , no alojamento Roma , que está aqui ao lado.
Aproveitei e tomei banho mais cedo e lavei meus cabelos. O check-out no hostel Cochabamba é até as 12:00 hs e eu vou ficar por aqui até a hora limite.
Praticamente já vi tudo que havia de mais interessante em Cochabamba.

Às 12:00 hs , deixarei a mochila aqui e vou para a rodoviária comprar a passagem para Santa Cruz de La Sierra , logo mais , com saída para às 21:00 hs.
Devo passar nos correios e enviar os últimos postais. Devo fazer alguns jardins da cidade que constam nos mapas ... nada mais !!
Aqui no hostel estou escutando , pelo terceiro dia , a choradeira que deve ficar no ar o dia inteiro , no rádio da dona do alojamento ... uma pequena tortura !!
É ... mais uma vez , vida que segue.
Último dia em Cochabamba , fui à Igreja de São Francisco e visitei algumas belas praças , como a Colón , que fica na frente da Igreja da Paróquia El Hospício , Convento de Santa Teresa.
Fui a Praça Cobija e vi a estátua de mulher contorcionista , além de uma outra , em bronze , pedindo mais uma vez , a saída da Bolívia para o mar. 
A Praça de CORAZONITAS  tem uma igreja com o mesmo nome , que estava fechada. 
Tem chafariz também.
A Praça de San Sebastian tem uma exposição de beliches em madeira das lojas do entorno. Não é muito turistica e a achei bem mal tratada. Parece que é um ponto de encontro da população de rua de Cochabamba.
Porém , em frente a esta está a subida para visitação a uma escultura que é o símbolo da cidade de Cochabamba , assim como o Cristo de La Concordia , a Fé e a Pátria. 
O local de acesso é ermo e as pessoas que chegaram , depois de mim , para visitar a Coronilla , chegaram de carro.
Tem um Cristo , no alto do monumento e estátuas , aos seus pés ,  dos guerreiros da pátria boliviana. 
A de Cochabamba de lá é magnífica  , o Cristo da Concórdia no seu monte e os teleféricos , a rodoviária de Cochabamba , o aeroporto da cidade .... bem legal !!
E o céu estava de um azul intenso com poucas nuvens. O mercado La Cancha , em frente a rodoviária e suas mil cores , ao redor da Praça Santo Antônio.
Ao descer La Coronilla , comprei a passagem para Santa Cruz de La Sierra , pela empresa Trans Copacabana , para às 21:00 hs , por apenas 50 Bs. 

O ônibus atrasou a saída , simplesmente porque venderam mais passagens que os lugares disponíveis no veículo , ou seja , para o mesmo trajeto e horário .... saiu às 21:30 hs.
Melhor , pois não chegarei tão cedo em Santa Cruz. E ainda , na estrada houve um engarrafamento , ainda noite , de quase uma hora.


Mais Fotos :





























Nenhum comentário: