sábado, 23 de junho de 2012

La Paz II ... Diário e Fotos !!

La paz , 02.02.12.  Quinta.


Desci no Cemitério General , tirei umas fotos lá dentro e depois tomei um ônibus para o centro, descendo na rodoviária. Subi para a Rua Ingavi e encontrei o Bash'n'Crash , um hostel que pesquisei na internet. 
Quarto coletivo por 5 U$D (35 bolivianos) , café da manhã incluído e internet também.
E bem mais perto da rodoviária. Fotografia da entrada  , no lado esquerdo. 
Contratei duas noites. Deixei as coisas e fui para a Embaixada do Brasil na Bolívia , mas já estava fechada para serviços consulares , onde descreveria o seqüestro relâmpago que sofri e pediria um documento o declaração para evitar problemas de sair da Bolívia , visto que meu nome e número de passaporte foram parar nas mãos de terceiros.

Era , então , 15:37 hs e o trabalho encerra às 15:00 ... que azar !!  Voltarei amanhã , mais cedo. 
Foto da Embaixada do Brasil em La Paz na foto ao lado. 
Aproveitei a localização e conheci a Praça Bolívia , a Praça Avaroa  e a Plaza Isabel , a Católica. 
Fui ao Hipermaxxi e comprei pão , queijo , batata frita e uma balinha. Voltei para o hostel. Na internet pública mandei notícias pra casa.


La Paz , 03.02.12.  Sexta. 


Acordei , tomei café e corri para a Embaixada. 
No atendimento , eles não puderam fazer nada , só escutaram a triste história e me deram um telefone , no caso de uma emergência (24 horas num celular). 




  
Achei péssimo ter ficado assim , após terem pegado meu nome completo e o número do meu passaporte. Falaram que nesta época do ano , isso é normal , época de Carnaval.
Vou arriscar  e torcer para que não utilizem meus dados para algo errado , sobretudo até eu sair do país pois estou aqui a passeio e quero voltar para a minha casa no prazo estipulado , 10 de fevereiro de 2012 , nenhum dia a mais.
Choveu muito à tarde.
Troquei 20 EUROS  quando deu uma estiada , mas a casa de câmbio já estava fechada , e fui às compras ... 


La Paz , 04.02.2012. Sábado.


Acordei às 08:00 hs pois desejava ir até Tihuanaku.
Precisava trocar alguns EUROS por BOLIVIANOS para comprar a passagem para Cochabamba , logo mais. Troquei a moeda mas a passagem eu só poderia comprar mais tarde , o quiosque de vendas não antecipa muito a disponibilidade.
Fui ao cemitério principal , novamente ,  e tomei a van para Tihuanaku : 15 Bs (ida) e 10 Bs (volta). O dia estava bonito e eu acreditei ter acertado fazer o passeio  neste último dia na capital boliviana.
Saímos às 10:30 hs e a viagem duraria mais ou menos duas horas.
No caminho o tempo começou a mudar e choveu.
Quando chegamos a Tihuanaku , chovia muito !!
E estava muito frio.
Comprei o ingresso de 80 Bs  , que dava direito ao Museu Cerâmico , ao Museu de Lítico , ao Parque Arqueológico de Tihuanaku e de Puma Punku.
Por causa da chuva , escolhi começar pelo museu arqueológico , pois ainda chovia.
Não se pode tirar fotos lá dentro.
A chuva estava fraca , ao sair do museu , e fui para o sítio de Tihuanaku.
Lá no sítio a chuva apertou tão inacreditavelmente que eu tive de encostar  numa pedra par  quebrar a força do vento.
Mal dava para segurar a câmera e evitar a água atingir a lente fotográfica.
Fui caminhando entre as ruínas mesmo assim ... o que eu poderia fazer ...
Só torcer para que a chuva passasse um pouco e , como por encanto , a nuvem chuvosa passou e ficou um nublado , mas seco.
Aí fiz a festa !!!
O que mais gostei foi o Templo Subterrâneo com aquelas cabeças  na parede. A porta do sol , que eu imaginava maior , é pequenininha. E tem
a Porta da Lua também para visitar.
O museu que visitei na chegada , foi o Cerâmico e depois segui para o sítio arqueológico. depois deste fui ao Museu Lítico. Ainda está disponível a visitação o Parque Arqueológico de Puma Punku.
Gostei muito do passeio  e saí de lá com minha bota cheia de lama ... um espetáculo.
Na volta para La Paz , alguns brasileiros (4) viajavam comigo , e mais chuva ... ao chegar ao centro da cidade , a chuva já não existia mais.
Esqueci  que era sábado e não pude colocar os cartões na agencia dos correios , os postais que ainda faltavam ... farei isso em santa Cruz de La Sierra ou mesmo , em Cochabamba. Comprei mais dois estojos e duas canetas. Comprei passagem para Cochabamba pela companhia 6 de Agosto , por 40 Bs. Vou sair às 22:00 hs e ganhar Cochabamba , às 05:30 hs da manhã.  
Dei bobeira por despachar a mochila , pois tinha gente entrando no ônibus com volumes bem mais encorpados que o meu.
No bagageiro do ônibus colocaram uma caixa enorme (quiça , pesada também) sobre a pobrezinha da minha mochila.

Outras Fotos :













  
  















Nenhum comentário: