domingo, 1 de abril de 2012

ORURO ... Diário e Fotos !!!

ORURO , 25 de janeiro de 2012.  Quarta-feira
Meus pés...me levam a outros cantos da Bolívia !
Agora ... chegamos à Oruro às 04:51hs da madrugada e o ônibus não entrou no terminal (daí , quase que eu não desço pois para mim , era essencial desembarcar e esperar amanhecer , dentro do terminal). 
Desembarcou , quem era de direito , na rua mesmo , ao lado do terminal de Oruro. 
Então percebi que o destino final deste ônibus era La Paz. E quase que eu sigo direto para a capital , sem parar nesta cidade , pela qual tenho a maior curiosidade de conhecer !!
Vida que segue !!  
ORURO É como eu esperava para uma "cidade carnavalesca" ... muito colorida.
Na foto acima , dá para 
observar os ônibus estacionados no pátio do terminal rodoviário. A viagem , até aqui , foi dura , estrada não era pavimentada e extremamente irregular , principalmente na sua primeira parte , saindo de UYUNI. Não consegui , é claro , dormir , e estou bem cansada , atualizando este diário de viagem ainda no terminal de ônibus de ORURO.
São agora 06:57 hs e vou esperar dar 08:00 hs para sair atrás de acomodação. 
Tem uma rua aqui perto do terminal , que vi num mapa (o "plano hotelero"  na foto acima) , que é cheia de hostais e hosteles ... começarei por lá. 
Vi umas vinte opções de lugares para ficar perto do terminal de ônibus. 
Mas não posso esquecer que quero ir de ORURO à LA PAZ  de trêm , e esta estação é do outro lado da cidade. 
Me informei que a passagem de ônibus para LA PAZ , fica em torno de 20 Bs e que a viagem dura algo em torno de 4 horas. Como a viagem é curta , mesmo seria a de trêm , acho que vai dar para ficar ums três dias (duas noites) em ORURO. 
 Devo também levar em consideração que não dormi bem esta noite e é uma chance de recuperar o sono sem está em migração.
P.S: Achei muito interessante , se não trágico , que ao descer do ônibus  , o motorista me indicou o terminal de ônibus e , ao chegar neste  , os bolivianos cobraram o ingresso no mesmo.  Isso mesmo ... tive de pagar 1,50 Bs  para entrar nas instalações do terminal de ônibus.  
 Ou seja , uma coisa que é tua por direito , o uso do terminal , como passageira e usuária efetiva , eles ainda te desembarcam fora do espaço devido e te fazem pagar para entrar , se abrigar do frio (pois embora não seja fechado , tem sua cobertura e uns poucos bancos) e sair logo em seguida. 
Bolivianos se sentam no chão com a maior facilidade , mesmo quando existem bancos vagos.
Será que para entrar e comprar a passagem (se for o caso) terei que pagar novamente !!
Então aguardei amanhecer e por volta das 08:00 hs fui buscar informação de transporte para LA PAZ num centro de informação turìstica do lado de fora da terminal (Polícia Turística). 
Descobri que não existem trens , só ônibus para LA PAZ. É ... perdi a oportunidade de transitar de trêm pela Bolívia , que era UYUNI-ORURO , graças a algum seca lourenço.
Tudo bem , a viagem está maravilhosa e não vou me abater com uma permenoridade como esta.  Não tinha lugar reservado para dormir e  ao sair da rodoviária , fui buscar. 

Tinha alguns endereços de hotéis , num grande mapa e veria os que encontrasse no caminho. 
Nos três primeiros alojamentos , disseram estar com todos os quartos ocupados.  
Claro que não acreditei , mas como não timha reserva feita (como acontece muito na Europa) , entendi o contexto. 
Daí vi um tal alojamento chamado Conforto , que de conforto tem só o nome , mas era muuuuuuito barato e eu teria um quarto só meu. 
Somente 25 Bs por noite (uns 3 dólares ou 5 reais) , pertíssimo da estação de ônibus e me economizaria tempo para procurar acomodaçãoes mais bem cotadas na minha lista. 
A maior decepção foi não ter água quente para o banho. 
Como alguém , em ORURO , pode tomar banho sem água quente ... me diz !!!  Pra mim isso , é o mínimo que uma hospedagem , ainda mais , se ela se chama Conforto.
Eu falei com a garota que trabalha lá e ela disse que  a águaestava fria porque o tempo estava nublado e que eu poderia ir ao terminal de ônibus , pois lá tem serviço de banho com água quente.  Achei péssimo ter que encarar aquela água gelada mas ... fazer o que !!
Depois do banho , frio mesmo , me agasalhei e saí.
Fazia muito frio e estava chovendo , a cada meia hora ... primeiro fraco , depois apertou. 
Fui até uma daquelas grandes feiras bolivianas nas quais se pode comprar de cd pirata do Michel Teló , até lote de queijo (três unidades) por 10 Bs. A chuva atrapalhou um pouco a observação desta feira de "vende tudo". 
Precisava de uma lam-house , por aqui também não encontrei internet wifi. 
Andei a estação férrea e confirmei o que já haviam me dito: a inexistência de trêm de ORURO para LA PAZ.
Fui ao Museu Antropológico , bem distante do centro de ORURO , mas estava fechado.
Ao lado estava o Jardim Zoológico Andino , que eu nunca visito (coisa minha) por razões particulares. 
A chuva , às vezes , obrigava a parar um pouco num abrigo , esperando estiar.
A entrada do Cemitério Geral era restritiva e os portões ficavam semi fechados. Fotografei do lado de fora. 
Subi umas ruas (lá é cheio de altos e baixos , como todas as cidades que conheci na Bolívia , com exceção de UYUNI - que é toda plana) e tive uma visão privilegiada e panorâmica de ORURO.  
Fui à uma lam-house e paguei por meia hora. Não consegui acessar gmail , orkut , facebook ... nem sites de albergues.  A internet não abria de jeito nenhum. O pior é que não devolveram o dinheiro , para que eu tentasse acessar de outro lugar !!  Voltei cedo para o alojamento pois não havia dormido nada a noite anterior e estava exausta !! 
Tentaria , então , dormir , mais cedo um pouco.  


ORURO , 26 de janeiro de 2012.  Quinta-feira.
Acordei e depois de comer algo , sai para o estádio de futebol da cidade , o Estadio Jesus Bermudez
Queria também conhecer aquela forma metálica , semi-esférica e dourada que vi no mapa.   O que será aquilo ??
Era longe de onde eu me encontrava e devo ter levado uma hora de caminhada até lá (que fica no limite da cidade de ORURO) , mas que me rendeu belas fotografias.
No caminho , um especie de passarela do samba , com diversas esculturas em metal dourado associadas ao Carnaval.



Em 2001, o Carnaval de Oruro foi 
designado, pela UNESCO, um modelo de Obra Prima do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, reconhecendo assim o valor religioso e cultural que esta festividade expressa por meio da música e da dança, capaz de gerar novas manifestações culturais em outros espaços geográficos.  
São interpretadas danças variadas como “la Diablada”, “la Morenada”, “el Caporal”, “los Tobas”, “los Incas”, “los Negritos”, “la Llamerada”, “los Doctorcitos”, “la Cullaguada”, “los Autóctonos”, “la Kallawaya”, 
“las Estilizadas”, “la Tarqueada”, “el Phujllay”, “los Tinkus”, “los Potolos”, “los Khantus”, “los Waca Tokoris”, “los Tobas”, “los Caporales”, “la Llamerada”, “el Waca Waca”, “el Suri Sikuris”, “el Kantus” e outras danças autóctones e mestiças que fazem parte do patrimônio intangível da Bolívia.
O Carnaval de Oruro acontece mais ou menos na mesma época que o nosso e é muito concorrido.  Aproveitei este caminho para mandar notícias minhas ao BRASIL. 

A internet não era muito veloz , mas pelo menos funcionava para acessar a rede. 
Tudo bem e que bom !!!


À tarde vou conhecer o centro histórico , mas por hora estou satisfeita de conhecer as figuras carnavalescas  , em metal , que ornam este lado quase nada turistico de ORURO. 
Aliás , ORURO não é nada turística , com exceção da época do Carnaval , onde ocorre este , que é o maior evento do país.
Vendem camarotes ao longo das ruas e avenidas  pelas quais acontecem os desfiles ... que se iniciam num grande espaço na frente da Igreja de Socavón , padroeira dos mineiros. 
Tem hospedagem que só funciona nesta época do ano. 
Dizem ser também parecido com o nosso , mas usam como elementos , dragões , como aquelas festas chinesas ... que estranho !!
Depois fui à praça principal da cidade , ao Santuário de Socavón , Plaza de La Rancheria ... a Casa Municipal de Cultura e ao Relógio da Torre , este a poucos metros do Hotel Conforto , onde estava alojada. 
O Farol de Conchupata é conhecido como o Monumento da Bandeira pois foi lá , em 1851 , que colocada , pela primeira vez , a bandeira da Bolívia. Se tem uma vista magnífica da cidade de ORURO.
Na foto acima , a Casa Municipal de Cultura de Oruro.


ORURO , 27 de janeiro de 2012. Sexta-feira.
Acordei antes do que havia programado , me arrumei , fiz um lanchinho e antes das 08:30 hs já estava ino para a rodoviária. Não foram muitos os chamados de "Iquique , Iquique "  , desta vez , pois meu ônibus , pela empresa NASER sairia às 09:00 hs , em direção à LA PAZ  (custou 20 Bs). 
Enquanto escrevo este diário , estou a caminho da capital do Estado Plurinacional da Bolívia , Nossa Senhora de La Paz , ou  simplesmente , LA PAZ. 
A viagem vai durar 4 horas e a hospedagem por três noites no Onkell Inn , da rede da Albergues da Juventude (HI) , já está garantida  (veja informações sobre hospedagem , na Bolívia e pelo mundo , em meu blog Mochila nas Costas). 
No trajeto passamos por um acidente feio na estrada , envolvendo ônibus e caminhão. 
Não dava pra saber a situação das vítimas. 
Porém havia policiais e atendimento médico de emergência no local.
Passamos também por uma marcha , com diversas bandeiras da Bolívia e do Estado Plurinacional da Bolívia , também indo em direção à capital.


Outras fotografias de Oruro:



































Nenhum comentário: