sábado, 24 de março de 2012

O Salar de Uyuni !!!


O Salar de Uyuni é a maior planície salgada do mundo. Na foto ao lado , a divisão entre terra e sal ... estamos chegando ao salar em alguns metros. Está localizado no Departamento de Potosì e no Departamento de ORURO , no sudoeste da BOLÍVIA , no altiplano andino, a 3.650m de altitude.

Ao longe , montanhas que parecem estar flutuando , pois a água em sua base faz com que pareçam suspensas , refletindo sua própria forma na água.
Em alguns pontos , o jeep deve ter passado por cima de uns 50 cm , meio metro de água. Depois pegava sal firme de novo. E afundava e subia , e afudava e subia.
Isso todo o tempo dentro do salar.
Depois paramos dez minutos para umas fotos ... seguimos mais a frente e uma pequena lagoa de água escura , cuja superfície borbulhava. Segundo nosso guia , o sr. Bernardo , era efeito de oxigenação. Disse que originalmente , a atividade vulcânica fazia daquela lagoa , fonte de água termal.  
Daí , saímos , e fomos parar junto ao Hotel de Sal , hoje desativado , onde , em 15 minutos , o sr. Bernardo , serviria nosso almoço.
Então fui até o Hotel de Sal do Salar e quando voltei , o almoço , realmente , já estava servido. 




Fui a última a preparar o prato. Era quínua , que parece um arroz integral , salada de cenoura , batata e vagem , e salada crua com tomate e pepino .... ah , carne de rés (boi) , como eles falam.
Catchup e mostarda a gosto , assim como sal.
Para beber , Coca-Cola (temperatura ambiente , o que naquele frio é bem agradável) e para sobremesa , banana.

Havia uma espécie de praça , junto ao Hotel de Sal , com bandeiras de diversas nacionalidades.  A bandeira do Brasil, claro, também estava lá !!!       Cerca de 40.000 anos atrás, a área era parte do Lago Michin, um gigantesco lago pré-histórico. Quando o lago secou, deixou como remanescentes os atuais lagos Poopó e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni. Para sentar que foi difícil ... quando se senta , não se sente  , mas depois o traseiro fica molhado de água salgada. Quando aquilo seca , deixa uma grande mancha branca ... fiquei assim alguns dias. O almoço estava ótimo  , mas logo depois , voltei ao Museu de Sal. Ele é de graça , mas convem consumir algo antes de sair de lá , seja um lanche , um refrigerante , uma garrafa de água , um chocolate , qualquer coisa (até galleditas , como falou a moça da agência).  É legal que ao redor dele havia haviam montinhos de sal , parecendo que vão desabar com nosso peso , mas são bem rígidos e dá até para dançar sobre eles.  Tirei muitas fotos lá.
Quis provar o sal de Uyuni , in natura , é claro , ainda não refinado nem iodado. Gosto super forte. 

Aquelas fotos criativas estavam difícil de sair pois , embora estivéssemos em grupo  (e algumas pessoas até levavam máscaras , bonequinos e bichinhos de pelúcia para criar cenas) , o chão estava muito úmido , e encorajava poucos a tentar colocar a criatividade em prática. 
Em definitivo ... esta não foi a melhor época para ir ao salar ... mas ainda assim , inesquecível !!! O tour de três dias inclui , além do Salar de Uyuni (reservado para o primeiro dia) , um outro deserto , acho que o de Dalì também e a árvore em forma de pedra , ou melhor , a pedra em forma de árvore (segundo dia).  E terceiro dia com a visita a um parque administrado pelo governo boliviano , que precisa (inclusive) ser pago à parte , incluindo as lagoas Branca , Vermelha , Verde , Hedionda , etc. 
O Salar de Uyuni tem 
aproximadamente 12.000 km² de área, ou seja, é maior que o Lago Titicaca , situado na fronteira entre o Peru e a Bolívia e que apresenta aproximadamente 8.300 km². No período do verão , por causa das chuvas , fica parcialmente alagado. Nem pense em visitar a Ilha do Pescado nesta época !!!  
Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 bilhões de toneladas de sal , das quais menos de 25.000 são extraídas anualmente. Além da extração de sal , o salar também é um importante destino turistico. 
Seus principais pontos de visitação são o Hotel de Sal e a Isla del Pescado , com suas formações de recife e os cactos de até 10 metros de altura.


Vai um "salzinho" ai !!!

Fontes: wikipedia e meu diário pessoal de viagem. 

Nenhum comentário: