quinta-feira, 5 de abril de 2012

La Paz ... diário de viagem e fotos !!!

LA PAZ , 27 de janeiro de 2012. Sexta-feira.


A cidade de Nuestra Señora de La Paz (ou simplesmente "La Paz") foi fundada em 20 de outubro de 1548 , 
pelo então capitão espanhol Alonso de Mendoza , no local em que , atualmente , se situa a comunidade de Laja. Passamos por El Alto , junto ao Aeroporto Internacional ( na foto acima ) de mesmo nome (El Alto) ,na parte alta de La Paz. Deu pra ver uns montes nevados que circundam a principal cidade da Bolívia.  E estava fria ... a se estava !!!
La Paz está entre um vale profundo rodeado por montes e montanhas de grande altitude pertencentes à Cordilheira dos Andes .... entre a elevada Meseta andina e os vales mais baixos.
A parte sul (Zona Sur) tem uma geografia similar , com montes menos elevados e encontra-se a menor altitude que o resto da área urbana.
Na Cordilheira dos Andes (a este da cidade) encontra-se o Illimani (6.465 msnm) , cuja silhueta formou o emblema da cidade desde a sua fundação. 
Mas a grande parte de La Paz , a capital mais alta do mundo , se encontra mesmo dentro de um vale , o que ameniza o efeito de fortes ventos daquela região.
Chegamos ao terminal rodoviário , por volta das 12:30 hs , antes do horário previsto , que era 13:00 hs. Havia sondado e a passagem , saindo daqui , para Copacabana , custava 35 Bs ... dizem ser mais seguro pois é ônibus turistico.
A rodoviária de La Paz é bem bonita. Parece ter sido projetada por um arquiteto francês , assim me disseram , Art Noveau , pura. Bonita por dentro e por fora ... olha a foto que segue ...
Será de lá que partirei para o próximo departamento , Cochabamba. Fui caminhando até o hostel , e não levei mais do que 15 minutos a pé. No mapa já havia percebido que o Onkel Inn era de uma ótima localização.
Fiz o check-in e fui para o quarto. 
Depois reencontrei as duas garotas paulistas , que conheci em Santa Cruz de La Sierra , e depois nos vimos em Potosì. 
Os mesmos caminhos , desencontrados por um ou dois dias de diferença. Fiquei feliz de vê-las novamente !!!
Sai e logo procurei o Estádio de Futebol Hernando Silles. O Estádio Hernando Siles é um estádio multi-uso , o maior complexo esportivo boliviano.
É o maior estádio do país , com capacidade para 42.000 torcedores e leva o nome de Hernando Siles Reyes , presidente da Bolívia entre 1926 e 1930.
Localizado a 3.637 metros do nível do mar , é um dos mais altos estádios profissionais do mundo. Inaugurado em 1931 , é sede dos principais jogos dos clubes de futebol The Strongest , Club Bolivar e La Paz F.C. 
Até consegui entrar no estádio !!!
Fotografei o Templo Arqueológico que fica na praça em frente ao estádio. As ruínas , lá dispostas , são atribuídas à civilização  tihuacana , antecessora aos incas.

A tarde estava com nuvens carregadas e , de repente  , desabou um temporal ... tinha até granizo. 











Já estou me acostumando com isso !!     A primeira chuva de granizo , foi em Potosí ... essas precipitações atmosféricas incomuns ... sabor de estar num mundo diferente ... faz parte. 
E muita água , muita água , mesmo. Fiquei no mesmo lugar mais de uma hora esperando o temporal passar. Depois abriu um lindo e frio sol , deverão boliviano , novamente.
Dormi bem no Onkell Inn. 
O quarto e a minha caminha (beliche) são muito aconchegantes. 


LA PAZ , 28 de janeiro de 2012. Sábado


Acordei cedo com a intenção de ir até Tihuanaku , mas o Centro de Informação Turística , na esquina da rua do meu hostel (HI) , a Calle Colombia , ainda estava fechado. E isso já eram 09:30 hs.
Não queria ir a Tihuanaku sem consultar estes especialistas do turismo pois me informaram que La Paz é muito perigosa para os residentes e muito mais para os visitantes. E hoje é sábado , um dia em que , em qualquer parte do mundo , os lugares ficam um pouco mais vazios , pois muita gente não trabalha.
E eu estava planejando ir até lá sozinha.
Tihuanaku fica fora da cidade da La Paz , umas duas horas de microonibus em direção ao oeste do departamento. 
Decidi ir lá amanhã , e mais cedo ainda !!
Daí , então resolvi ir até a praça principal da cidade , a MURILLO. 
A Praça Murillo (Plaza Murillo) é o principal espaço público da cidade de La Paz, capital da Bolívia. Muitos pombos , crianças e vida ... no coração da cidade.


Seu nome é uma homenagem a Pedro Domingo Murillo (1759-1810), patriota boliviano e precursor da independência do país. 

É também o marco zero a partir do qual se medem as distâncias no país. Situa-se a mais de 3600 metros de altitude. A Catedral Metropolitana é belíssima ... e se situa na Plaza Murillo.  Ela é a sede da Arquidiocese de La Paz. Essa velha catedral colonial , em estado de ruína , foi demolida em 1831 e uma nova começou a ser levantada em 1835. 
Esta igreja , apenas terminada no século XX , é a que se pode apreciar atualmente. 
Trata-se de um grande edifício , de cinco naves , duas torres na fachada e cúpula sobre o cruzeiro. O interior está revestido em mármores , e o altar-mor foi trazido da Itália.  
Lá também estão diversos outros prédios governamentais e históricos. A Casa de Governo da Bolívia (foto ao lado) , onde despacha Evo Morales , está ao redor da praça. Enviei hoje seis dos postais , para o BRASIL (5,50 Bs o envio de cada um).


 LA PAZ , 29 de janeiro de 2012.  Domingo.


O dia amanheceu chuvoso e muito frio.
Fiquei na cama editando fotos e enviando-as através do notebook.
 Que bom ... o sinal de rede no Onkell Inn era maravilhoso. 
As brasileiras queriam ir , combinamos ontem ... mas a "MARI" não acordou muito bem , estava de cama , quando eu sai. 
Só por volta do meio-dia que estiou a chuva e eu me preparei para dar um rolê. 
Tihuanaku , nem pensar , neste horário.
Fui até o Museu de Artes , primeiro chegando lá , verifiquei que eles fazem pausa para almoço e só abririam novamente às 15:00 hs. Andei um pouco , fiquei fazendo hora. Próximo dali , havia um comércio popular , de rua.
Isso na mesma rua do museu.

Quando voltei ao museu , estava fechado  (foto à direita).  Não tinha lido que no sábado , não existem estes dois turnos ... o museu só funciona das 09:00 às 13:30 hs ... não tive sorte desta vez.
Procurei outros museus e deu no mesmo.  
Então resolvi descer a Avenida Montes até o bairro de Miraflores. Tirei umas fotos legais e voltei para o albergue. Preciso organizar as coisas para partir , amanhã , para Copacabana , uma cidade dentro do departamento de LA PAZ , e às margens do Lago Titicaca , o lago navegável do mundo.
Ah ... hoje de manhã resolvi cancelar os meus dois cartões de crédito por causa de um episódio que aconteceu ontem , nada que valha ser incluído neste diário.  Cancelei os dois e deverei contar com a sorte daqui para frente , visto que será impossível fazer reservas antecipadas de acomodação , nos próximos destinos.
Passeei pelo El Prado  , um belo jardim que compõe a avenida principal de          La Paz , que a cada trecho muda de nome.
Então não consegui reservar hospedagem em Copacabana e anotei da internet  alguns endereços nos quais poderei encontrar lugar para me alojar por duas ou três noites e bem junto ao lago TITICACA. Tenho muita expectativa com relação a este novo destino , um dos principais desta viagem ... ah , troquei 20 EUROS , os primeiros da trip , hoje , 174 Bs.




LA PAZ , 30 de janeiro de 2012.     Segunda-feira.

Gostaria de ir até a Embaixada do Brasil hoje de manhã , porém , não queria tardar a sair de La Paz para Copacabana  , pois é um pouco distante daqui (a viagem dura 4 horas) e eu ainda terei de providenciar uma hospedagem ao chegar lá.
As duas garotas brasileiras irão comigo , neste trecho da viagem.
Desejo passar umas três noites em Copacabana e quem sabe , uma delas na Ilha do Sol !! 
Vai dar para conhecer a cidade , que é pequena , o Monte do Calvário , o Monte do Observatório e dar um pulo até a Ilha do Sol.
Saímos às 08:30 hs do hostel e fomos para a Avenida Montes , tomar um micro-ônibus até o Cemitério Geral de La Paz , foto acima , à esquerda. Chegamos lá e , na frente do cemitério , tem uma pracinha de onde partem os ônibus para Copacabana.
O transporte custa até o cemitério custou 1,50 Bs e o ônibus para Copacabana , 17 Bs.
Assim , no início da tarde de chega ao novo destino. 


Outras fotos :


























Nenhum comentário: