sexta-feira, 27 de abril de 2012

COPACABANA ... Diário de Viagem e Fotos !!!

Copacabana , 30/01/2012.    Segunda-feira.
A paisagem do trajeto entre La Paz e Copa , é bem interessante.
A foto à esquerda uma vista geral de La Paz , em El Alto ... deixando aos poucos a capital boliviana.
Algumas cidades pequenas , congestionamentos por obra , alagamentos pela chuva , feiras ... e lindos cenários e paisagens , inclusive , montanhas com o cume nevado (em pleno verão andino).

Depois , durante algum tempo , já a visão do mais alto lago navegável do mundo , o fantástico , TITICACA , berço da civilização INCA.
Depois de umas duas horas de viagem , é necessário descer do ônibus e pegar uma lancha até o outro lado da cidade (o charmoso poblado de TIQUINA) , por apenas 1,50 Bs.
Olha só o nosso ônibus , este verdinho , cheio de bagagens e todo o tipo de coisa por cima ... até casinha de cachorro!!
O ônibus também atravessa este ponto da viagem  , mas numa embarcação especial. Chegamos a São Pedro de Tiquina e somos recebidos por uma estátua de um lindo inca , diga-se de passagem , com um belo par de coxas !!
Aí  a gente embarca de novo no ônibus , do outro lado do TITICACA , e continua o caminho por mais ou menos 1 hora até o "poblado" de Copacabana.
Na foto ao lado o pequeno ticket amarelo (de ida) que permite a travessia através de lancha , do Titicaca.
Logo de cara gostei da cidade ... paramos ao lado do Santuário de Nossa Senhora de Copacabana.
Fiquei no Hostel Emperador , onde dividi um quarto com as duas meninas de São Paulo , que estavam em La Paz (no Onkell INN) , embora eu as tenha conhecido no início da aventura , em Santa Cruz de La Sierra. Combinamos na recepção 30 Bs para cada uma por diária , com banheiro privado , total de 90 Bs (veja no blog "MOCHILA NAS COSTAS"  , mais informações da hospedagem em Copacabana).
Saimos pela cidade , fomos até a margem do Lago TITICACA , colorida pelos pedalinhos em forma de cisne , e outras embarcações.

Eu quis voltar antes de anoitecer para o alojamento , pois queria lavar com calma , minhas longas madeixas.
As meninas foram em busca de "cervezas".
Ah ... dormi muito bem esta noite !!!

Copacabana , 31/01/2012.   Terça-feira.
Acordamos cedo (08:00 hs) , comemos algo e fomos ao Morro do Observatório ou da Forca do Inca , que tem uma formação rochosa que lembra a estrutura de uma forca , mesmo.
No início , tomamos o caminho errado.
Mas depois acertamos a rota que nos levaria ao lugar turistico , junto de outros , de Copacabana.
Melhor ... nos levaria a uma das vistas mais bonitas da pequena  e preciosa Copacabana ... o Lago TITICACA e o Morro do Calvário.
A entrada foi cobrada por uma menina que não devia ter mais de 8 anos de idade. A princípio , cobrou 10 Bs de cada uma de nós. Depois fechou com 20 Bs por nós três.
A MARI , tirou a sorte grande e se transformou na princesa inca da situação , ao afundar um dos pés (até a canela) num lamaçal ... não dava pra rir ... foi trágico !!
A subida é cansativa , mas as formações das pedras sugerem um prato cheio à imaginação.
A garotinha havia falado uma dezena de formas que encontraríamos lá no alto ... mas sem qualquer sinalização , fica mais difícil identificar.
A Forca do Inca  , ainda bem , foi identificada de imediato.
A MARI não foi até lá no alto , ficando a nos esperar num momento da excursão.
Precisava ter muita disposição e até coragem pois a escalada vai ficando cada vez mais arriscada e os caminhos estreitos.
Ficamos lá até , mais ou menos , 13 horas.
As meninas foram almoçar e eu preparei algo na cozinha do Hostel Emperador.
Precisava preparar as batatas e os tomates que comprei ontem ... não poderia partir de Copacabana , com peso extra na bagagem ....

Nos encontramos às 15 hs nos arcos da subida (sim , outra subida pesada) do Calvário.
Na foto acima , o monte Calvário entre os arcos da ladeira.
Um subida bem "heavy" , mas menos arriscada que a da Forca do Inca.
A visão do Lago TITICACA , da Ilha do Sol e dos arredores é perfeita.
Descemos antes do sol baixar pois precisamos contratar o tour à Ilha do Sol.  Na verdade , o barco de ida e de volta seria contratado ... o tour seria por nossa própria conta.
Contratamos com a agência TITICACA , por 20 Bs , cada uma.
E é necessário se apresentar ao barco , às 08:00 hs da manhã , de amanhã.
Nós estamos decididas em fazer a Trilha Inca , de 2:30 hs , atravessando a ilha sagrada , do norte ao sul , onde pegaremos o barco de volta ao continente.
São mais ou menos , 1:30 hs para ir e 1:30 hs para voltar à Copacabana.

Copacabana , 01 /02/2012.  Quarta-feira.

Hoje começam , olha que sorte a nossa , as comemorações da pedroeira da cidade , Nossa Senhora de Copacabana , com muita música , dança , desfiles , comidas (que já são tão expressivas por aqui).
Que legal mesmo estar aqui !!
De manhã escutamos muitos fogos e música ao longe.
Depois pararam. Acordei às 07:00 hs para organizar as coisas para o passeio à Ilha do Sol.
Saimos do hostel às 08:00 hs. A tolerância era de chegar até 08:15 hs para embarcar , porém o barco atrasou e só saiu às 08:51 hs.
O passeio até a Ilha do Sol , numa manhã ensolarada , não preciso dizer , foi lindo.
Veja na postagem seguinte , um capítulo todo dedicado a ida à Ilha do Sol.
Ao chegar à Copacabana , a festa estava à toda.
Gravei uma parte dos desfiles.
Fotografei alguns trajes de festa.
Eles capricham mesmo ... Festa de Iemanjá ... e eu joguei a ponta dos meus cabelos no espelho do Lago TITICACA , assim que fizemos o trajeto de volta da Ilha do Sol.
Foi cansativo , mas foi um dia mágico.
Comprei uma INKAKOLA para relembrar o delicioso sabor que provei , oito anos atrás ,quando viagei para o Peru.
Antes do anoitecer , fui para o hostel. As garotas de São Paulo ainda ficaram nas margens do lago , para jantar e beber vinho.
Amanhã estarei deixando Copacabana em direção à La Paz , logo de manhã. Com estas festas  por aqui , não sei como vai ser.
Preciso chegar cedo à capital para tentar pegar o expediente da Embaixada do Brasil e também arrumar um lugar para ficar.Fui dormir umas 23 horas depois de organizar a mochila e tudo mais para o check-out.

Copacabana , 02/02/2012.    Quinta-feira.
A festa comendo solta lá fora. Dia de Yemanjá !!
Me levantei às 07:30 hs pois desejo ainda comprar a passagem para La Paz. Tomei café da manhã  e fui para a praça principal. Quase todas as agências estavam fechadas.
Paguei 17 Bs de La Paz à Copacabana.
Pra voltar , quase o dobro !!
As poucas agências que estavam abertas pediam 40 , 45 Bs para levar até a capital boliviana ... isso mesmo , quase o dobro e até mais que o dobro , para retornar à La Paz. E pior que os ônibus só sairiam à partir das 13:30 hs.
Se eu fosse para o Peru , outro país , em direção à cidade de PUNO , pagaria 34 Bs , uma viagem de , talvez , a mesma distância !!
As garotas de São Paulo estão indo para lá.
Não tinha saída ... era pagar ou pagar.
Já havia feito o check-out no Emperador e queria resolver logo isso.
 Eis que aparece uma van oferecendo saída imediata para La Paz (era necessário , somente , lotá-la).
Pensei ... será que tem gente para ir à La Paz , no meio de um feriado !!
Ah ... fui a primeira a comprar o ticket da van e a  pagar 25 Bs. Isso por volta das 10 hs da manhã.
Às  10:27 hs a van partiria ... as garotas se São Paulo estavam lá e seria a última vez que nos veríamos , pelo menos nesta aventura.
Agora todo o percurso inverso , travessia do Titicaca , em São Pedro de Tiquina , 1,50 Bs de barco , reembarcar no transporte do outro lado ...
Chegamos à La Paz quase 14:30 hs.