sábado, 17 de março de 2012

Uyuni ... a filha predileta !!!


Uyuni , 22 de janeiro de 2012.  Domingo

Vivendo e aprendendo , na Bolívia. Acabei de chegar à Uyuni. Só depois descobri que não era azar em escolher o lugar errado para ficar e sim , porque toda Uyuni é sem wifi.

Muito muito muito muito pequena a cidade de Uyuni. Era de se esperar , claro , que a rede fosse um pouco limitada. A internet é só a convencional e com uma velocidade e qualidade regular. Mas ainda assim , acessível pois não é tão cara e você encontra em cada esquina , assim como em toda a Bolívia.
Acabei comprando o pacote de só um dia de tour para o Salar de Uyuni , pois a "Isla del Pescado" , principal atração , dentro do deserto de sal , está como uma ilha mesmo , cercada de água por todos os lados , por causa da temporada de chuvas (lá também é verão , como aqui) e nenhuma agência de turismo está se arriscando a ir até lá ... até chorei com esta notícia e confirmei a informação numas três agências diferentes e a informação procedia.
Não tem graça nenhuma fazer o tour completo se minha linda Ilha do Pescado não pode ser visitada.
Como já cheguei até Uyuni , paguei 150 Bs  pelo tour de só um dia pela agência Inti Tour. Esse tour , verifiquei em algumas agências , fica entre 130 e 180 Bs , e inclui entrada no Salar de Uyuni que está um pouco alagado nesta época , ida ao poblado de Colchani , onde se pode comprar artesanatos feitos e sal e outros materiais , e suvenires de todo tipo. Tem um Museu de Sal em Colchani , também. No tour também está incluído o almoço. Todo o passeio começa pelo Cemitério de Trens , logo na entrada de Uyuni , a cidade.
Amanhã deverei chegar à agência às 10:20 Hs , mais ou menos , pois sairemos às 10:30 Hs para o passeio que deve durar umas 6 horas. É previsto estarmos de volta à Inti Tour às 17:00 Hs.


Uyuni , 23 de janeiro de 2012.  Segunda-feira.

Acordei às 07:30 Hs com o barulho dos outros  hóspedes , e olha que meu quarto é privado.
Fiz tudo calmamante , peguei  o óculos e o chapéu e passei filtro solar. Peguei o chinelo pois a moça da agência  disse que lá no salar , por causa das chuvas , o sal está formando uma espécie de lama e que se eu fosse de calçado normal , ficaria todo branco de sal e úmido.


Cheguei à agência às 10:20 Hs e algumas pessoas da"tripulação" atrasaram um pouco o embarque no jeep do passeio. Saímos umas 10:40 Hs !!

Fomos ao museu dos trens , ou melhor , cemitério dos trens , cinco minutos depois da partida da agência.
No nosso jeep , éramos : uma brasileira , um inglês , dois neozelandeses , três islandesas e o motorista , um boliviano.
Paramos no cemitério , que é aberto e ficamos uns 25 minutos ... estava cheio lá !!
A postagem anterior a esta (no blog) é dedicada completamente a esta primeira parada do tour e conta detalhes sobre o Cemitério de Trens de Uyuni.
Depois seguimos para o 'poblado' de Colchani. Uns 30 minutos depois desembarcamos para ver as artesanias e um museu de sal , o Museu de Sal e da Lhama !!
Ainda haverá outro museu de sal no passeio , dentro do salar.
Comprei um chapéu pro papai , que acabei usando do salar , uma bolsa típica rosa , um enfeite de parede e um chaveirinho de lhama. Total de 50 Bs e mais coisas para carregar.
Ficamos lá uns 30 minutos e saímos para o salar. No caminho vimos muitas lhamas , alpacas e vicunhas.
O salar , ah ... não tem palavras que possam descrevê-lo ... FANTÁSTICO !!!
Farei uma postagem neste blog , acredito que a próxima , especial e só para o Salar de Uyuni ...
Como o combinado , voltamos , por volta das 16:30 hs. Chegamos umas cinco horas da tarde à cidade de Uyuni.
Uyuni , 24 de janeiro de 2012.  Terça-feira.

Acordei às 07:30 hs , quando desejava acordar às 09:00 hs ... é que vou passar a noite e madrugada viajando de ônibus para ORURO , e queria ter\descansado mais.
Fui à rodoviária , descobri que a estação de ônibus de Oruro é fechada e segura , que poderei chegar às 05:00 hs da manhã e esperar amanhecer. Uma alternativa era ir de trêm ... partindo por volta de uma hora da madrugada e chegando lá às 09:00 hs. 
A estação de trens estava bem cheia. Descobri que os dias normais de partida são terça-feira e sexta-feira (de madrugada) , para isso eu teria de passar mais três noites em Uyuni para pegar o próximo trêm. Me falaram que tem um trêm especial que sai na quinta-feira , ainda assim seriam mais duas noites em Uynuni , o que comprometeria o restante do cronograma da viagem.  
Decidi ir de ônibus (40 Bs) , hoje à noite , pela companhia Trans Azul. Não fiz reserva de acomodação em Oruro e , quando chegar lá procurarei lugar para ficar. Devo passar lá , duas noites , se eu conseguir um mapa ou algo parecido , pois não conheço as atrações da cidade. Ela é mais projetada na festa de Carnaval , fora isto , não há muito o que ver lá ... assim dizem.
Sei que a estrada de Uyuni à Oruro é muito desconfortável , pois não é pavimentada .... é terra e pedras. E pensar que o trêm , além de mais confortável , era ainda mais barato (32 Bs).
Mas da misteriosa Oruro à La Paz , desejo ir de trêm e vou ver isso logo que chegar lá.
Minha boca ficou muito queimada , não sei se por causa do sol forte , ou por causa do sal que experimentei. 
Acho que foi o sal !!
Coloquei filtro solar o tempo todo ....
Fiz o check-out no Hotel Palace às 11:00 hs e deixei a mochila por lá.
Fui andar por aí e tirar as ùltimas fotos , no último dia em Uyuni. Dia de sol de manhã e de chuva , à tarde. Comprei minha calça colorida boliviana , mais um cachecol e três postais (50 Bs). Comprei quatro canetas de bonecas (20 Bs). Comprei uns paezinhos para comer durante a viagem para Oruro (5 Bs). Comprei uma Coca-Cola para a viagem à noite. 
Fui à internet dar as últimas notícias (meia hora por 2 Bs).
Assisti um evento político de entrega de uma viatura e uma motocicleta à prefeitura de Uyuni pelo Departamento de Potosì ... bebi até champanha com eles !!!


Outras fotos em Uyuni:



Nenhum comentário: