sábado, 10 de março de 2012

Cemitério de Trens de Uyuni !!


A primeira parada do meu tour para o Salar de Uyuni , foi o Cemitério dos Trens.

Uyuni é um importante centro no que diz respeito ao transporte ferroviário , pois sua localização é um entroncamento de quatro linhas.
Estas linhas são , respectivamente , de La Paz (via Oruro) , Calama (Chile) , Potosí e
Villazón , onde a linha termina agora
(cidade que fica na fronteira com a
Argentina). Uyuni é ligada por estrada a Oruro - La Paz ,
Sucre , Villazón (fronteira com Argentina) e
Ollagüe Chile.
O Cemitério de Trens de Uyuni é
uma das principais atrações turísticas do Departamento de
Potosì , onde se encontra a
pequena cidade de Uyuni. A área do antigas que cruzavam
o cemitério de trem abriga dezenas de composições território boliviano , levando como carga , minerais diversos.
O cemitério de trens está localizado a 2,5 km do centro de
Uyuni , uns 30 minutos de caminhada , e sobre antigos trilhos de trem.


Normalmente
este passeio é a parte inicial
do tour para quem vai visitar o salar.
Porém vale a pena perguntar na agência se a ida ao cemitério está incluída. Este cemitério trem interessante fica a cerca de 30 minutos a pé (2 Km) ao sul da estação de trem.

O ferro-velho tem dezenas de locomotivas a vapor antigas e muitos vagões destruídos por acidentes e os descarrilamentos (que são freqüentes na Bolívia).
Dizem que casais locais , não casados , costumam usar os vagões antigos , para
encontros e fazer algo proibido , às escondidas.
A cidade de Uyuni serviu , no passado , como um hall de distribuição de trens carregados de minerais em seu
caminho para os portos do Oceano Pacífico , quando a Bolívia ainda tinha saída para o mar , coisa que não existe atualmente.
As linhas de trem foram construídas por engenheiros ingleses que chegaram perto do final do século 19 e formaram uma comunidade considerável em Uyuni.


Os engenheiros foram convidados pela patrocinado British Antofagasta e outras empresas ferroviárias da
Bolívia.
A construção ferroviária começou em 1888 e terminou em 1892.




Esta rede férrea teve o apoio e o incentivo
maior do então presidente da Bolívia , Aniceto Arce , que acreditava que o seu país iria florescer com um bom sistema de transporte.

Mas , dizem alguns , que também foi constantemente sabotado por população indígena local (índios Aymaras) que a viram a ferrovia como uma intrusão em suas vidas.
Os trens foram utilizados , sobretudo , pelas empresas de mineração.
Na década de 1940 , a indústria de mineração entrou , de vez , em colapso , em parte devido ao esgotamento mineral.
Muitos trens foram abandonados , assim , produziram o acervo do que é hoje , o Cemitério Trens.

Existem projetos com a finalidade de construir uma edificação para um real museu , fora do cemitério.

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