quinta-feira, 1 de março de 2012

Diário e Fotos ... Potosì


Potosì , 19/01/2012. Quinta-Feira.

A internet entrou de vez ... que bom.
Não posso esquecer de falar com a Dafne e Mariana (duas garotas brasileiras que estão aqui e que conheci em Santa Cruz de La Sierra) sobre o Tour às minas de Cerro Real. Elas já fizeram o tour e preciso de algumas dicas.
Hoje de manhã , fui ao estádio
do Real Potosi. O legal é que deu até para entrar lá , que é aberto à visitação. O estádio da Mario Mercado Guzmán , também conhecido como Estádio Víctor Agustín Ugarte, é o principal estádio da cidade de Potosí , na Bolívia e o clube local , Real Potosí , manda seus jogos no estádio.
Depois tirei umas fotos ao retornar para o centro da cidade. Até aproveitei para ir direto aquele arco que mostra o Cerro Real por dentro ou por trás , se preferir.

Vi dezenas de igrejas , pois aqui na Bolívia , eles são muito católicos. Achei lindo !!!
Todas as pilhas de energia descarregaram definitivamente.
Resolvi voltar pro La Casona e dar uma descansada. Saí depois só para usar a carga final da câmera fotográfica , mais nova. Coloquei as pilhas para recarregar ao voltar , e só estava agora com a câmera de bateria de lítio ativa.
Fui me deitar às 10:00 hs da noite mas acho que só consegui dormir mesmo , por volta das 2:00 hs da manhã.
Não consigo dormir bem , tem 3 noites seguidas.
Ah , antes de ir dormir , fui falar com as meninas do Brasil e peguei o cartão da Silver Tours , a agência que contrataram para fazer o tour para as minas de Potosì.
Logo ... amanhã vou acordar bem cedo para pegar a turma da manhã para o passeio , pois à tarde , planejo ir ao Estádio de Potosì , um clube pequeno , e à Casa da Moeda.

Daí considerarei encerrada à visita à Potosí.

Alguns preços:
7 pães caseiros = 7 Bs
Coca-Coca (2 litros) = 8 Bs
Saco de Batata Frita = 6 Bs
Estojo = 10 Bs
Lhaminha = 15 Bs


Potosì , 20/01/2012. Sexta-Feira.

Mesmo dormindo mal , acordei cedo e fui , depois do café da manhã , à agência de turismo Silver Tours para fazer o passeio às minas.

Fiz uma postagem só para esta aventura ... veja em
http://deaguida.blogspot.com. Ficou bem legal !!
O ideal seria se eu tivesse contratado o tour ontem. Mas ainda bem que deu tempo de me encaixarem no grupo desta manhã.
Depois deste tour fui direto para o hostel , tomei banho (desta vez frio , pois o chuveiro parece pifado) e olha que , em Potosì , a cidade mais alta do mundo , mesmo no verão a água é friiiiiiiiia !!
O chuveiro não liberou água quente de jeito nenhum e eu teria de me vestir e procurar um outro banheiro. Então , resolvi ficar por ali mesmo.
Uhhh ... saí roxa de lá , mas ao desligar o chuveiro , o frio já não existia mais. Dizem que banho , ou melhor , gelado , é super saudável !!
À tarde , conforme o previsto , fui até o Estádio de Potosì (foto à direita) , que embora muito pequeno , merece , claro , respeito , como todos os estádios do mundo.
Comprei umas lembrancinhas.
A Casa da Moeda foi a atração mais cara até agora: 40 Bolivianos , sem tirar fotos nem filmar nada. Isso só para entrar.

Se você quiser fotografar são mais 40 Bs. Mas se quiser filmar são 60 Bs extras !!!Só visitei o museu e gravei tudo com meus olhos !!! Está muito bom.
Voltei para o hostel , devia ser 18 horas , e fiquei por lá
, recarregando câmeras e laptop.
Fui dormir (melhor , me deitar) por volta das 22:00 hs mas demorei para pegar no sono. E a pessoa que dormia na parte de baixo da beliche , foi a que roncava mais alto em todo o quarto ... que sorte !!! Programei o relógio para despertar às 08:30 hs , mais uns minutinhos de sono , se der !!

Potosì , 21/01/2012. Sábado.

Tomei café da manhã e saí para
trocar dólares por bolivianos (Bs) , mas não consegui , acho que porque é sábado. Tirei umas fotinhos na Praça 10 de Novembro , com a Catedral , foto abaixo , e seu arcos , e na Igreja da La Merced , na foto à direita. Fiz uns acessos à internet e , às 10:30 hs fiz o check-out do La Casona. Hoje quero dormir já em Uyuni. Tomei ônibus para a rodoviária.
Cheguei lá às 11:00 hs.
A companhia Villa Real , que eu encontrei fechada , ao chegar à cidade , hoje estava com atendimento. A moça do guichê disse que tem um ônibus para Uyuni às 12:00 hs , mas que o mesmo partirá do antigo terminal rodoviário no centro , não deste , que é novo.
Me orientou a pegar um taxi até lá para chegar a tempo , o que não seria possível com ônibus , que dá muita volta.
Fui ao escritório da Trans "6 de Octubre" mas desta vez , embora estivesse aberto , não havia ninguém para atender ou dar informação.
Fiquei lá , esperando alguém aparecer , pois existia a previsão de saída de um ônibus às 13:00 hs.
Foi mais de uma hora de espera , quase duas , na verdade. Quando apareceu uma alma caridosa , às 12:46 hs , ela informou que dali não saia ônibus para Uyuni , que só fazem venda de passagem , e que a saída era (também) no antigo terminal rodoviário de Potosì.
Resumo: as placas com o nome UYUNI , no antigo
terminal serviram só para confundir !! Tomei um ônibus (1,20 Bs) para o antigo
terminal , mas já era tarde. Não havia mais ônibus para tarde , todos já haviam partido. Na verdade , tinha até ônibus para Uyuni às 18 ou 19:00 hs mas como não havia feito reserva de hospedagem , preferia chegar mais cedo à cidade , que fica a três horas e meia , quatro horas daqui.
Resolvi comprar passagem para 11:00 hs do dia seguinte. Vou ter de passar mais uma noite em Potosì , e adiar um pouco minha ida para Uyuni.
A passagem comprada na companhia "TransDiana" , custou somente 30 Bs.

Dai voltei para o La Casona para passar uma noite extra.
Paguei 35 Bs da diária e
fiquei no mesmo dormitório , mas em outra cama.
Logo que cheguei , despencou uma chuva de granizo. Que sorte ... aquilo dói !!!
Ficou tudo branquinho lá fora , olhando pela janela do quarto. Eu ia até fotografar , quando parasse a precipitação , mas me distraí e o granizo derrete tão rápido , que não houve tempo. Mas filmei a chuvinha de pedras brancas. E choveu muito à tarde. Ainda assim fui à Igreja de São Francisco , na qual presenciei um casamento.
Depois fui
à Igreja de Nossa Senhora de Copacabana , foto à direita. Muito ornada , com presépio ... e tudo mais. De lá partiu uma procissão ... com chuva forte sobre os fieis , que tocaravam música com instrumentos de sopro e percussão , e puxavam seu carrinhos ... filmei isto também !!!
De noite fiquei na internet.
Fui dormir cedo.
Estou cansada , especialmente , esta noite.
Quem mandou escrever "indo para Uyuni" no Facebook ... esqueci o poder das energias alheias ... eu sempre evito informar meu próximo destino , sempre dá certo quando é de surpresa , que chego a uma nova cidade !!!






Potosí , 22/01/2012. Domingo.

Tomei café da manhã (hoje eles serviram cereais com frutas e leite). O tempo está chuvoso. Tirei as últimas , agora sim , fotos , no caminho para a rodoviária antiga de Potosì. Encontrei os italianos do La Casona esperando o mesmo ônibus para Uyuni. Eles disseram que por falta de grana , vão fazer o tour de só um dia , no Salar. Uma pena pois eu pretendo ficar cinco dias , só naquela cidade , sendo que destes , três só no tour completo.
Nosso ônibus iria sair às 11:00 hs da plataforma 4. Ele está lá , parado , da Diana Tours.
De repente , já umas 10:50 hs , o ônibus sai , sem embarcar ninguém.
Depois soubemos , que viria um outro. Lá pras 11:20 hs , com todos os passageiros embarcados , partimos de Potosì. A viagem foi bem agradável , com umas quatro horas. Ah ... fizemos uma parada num vilarejo , que não lembro o nome , para ir ao banheiro , comprar algo para comer. As paisagens da viagem foram belíssimas.
No trajeto , muitas lhamas , vicunhas e alpacas .... alpacas , vicunhas e lhamas !!!
Filmei um monte de coisa !!!
Milagrosamente , chegamos à Uyuni às 15 horas e pouco.
O terminal de ônibus é uma praça grande , não coberto ou cercado ,como todos os outros conhecidos até agora. Ali , todos embarcam e desembarcam , e as empresas vendem suas passagens para diversos destinos.
Uyuni é muito , muito , muito pequena !!
Fiquei no Palace Hotel , num lugar , digamos , central e nobre de Uyuni.
Paguei apenas 5 USD por noite , foram duas , num total de 70 Bs. Mas sem café da manhã , sem cozinha para hóspedes e sem internet.
Só depois descobri
que não era azar meu escolher um lugar sem internet.
Toda Uyuni é sem wifi , a tecnologia sem fio não existe ainda por lá. E a internet é bem básica e com velocidade reduzida , além de concorrida nas lam-houses disponíveis.
Vou enviar notícias para casa só amanhã.

Mais fotos de Potosì :


Nenhum comentário: