sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cerro Real ... um tour nas minas de prata de Potosí !!


."Dizem , os potosinos , que seria possível construir uma ponte com toda prata explorada indo de Potosí a Madrid e outra de ossos e restos humanos voltando de Madrid a Potosí".

A idéia de entrar numa montanha , a possibilidade de descer até quarenta metros em escadas de madeira , com um guia (sim) , mas num grupo de pessoas inexperiêntes como eu , me assustava.
Seria mais prático ler algo sobre , conversar com quem já foi , etc ... e conhecer como é seria uma alternativa mais confortável. Porém , não sei quando retornarei à Potosí ... é agora ou nunca !!

Medo , eu confesso , eu tenho (coisa rara!!) ... mas nem em pirâmide no Egito eu tive coragem de entrar !!
O tour às minas é um passeio obrigatório em Potosí , a cidade mais alta do mundo ... a 4100 metros de altura com relação ao nível do mar. O passeio custa de 40 a 70 Bolivianos , em média , e pode ser contratado nos hoteis , hosteis e agencias de turismo. Incluem tudo : o transporte até as minas , capacete de proteção com lanterna e bateria , a vestimenta (com galocha de chuva , capa e calça impermeáveis - tudo em diversos tamanhos para contemplar e dar conforto a todos os visitantes) e o guia , além do retorno ao local do embarque , agência de turismo. Contratei a agência Silver Tours.

Cheguei às 08:50 hs e o ônibus que nos levaria , se atrasou. O que era previsto era a saída às 09:00 hs , mas saímos às 09:20 hs. Embarcamos no ônibus e fomos parar próximo a um posto de polícia turistica , de onde andamos até uma casa e vestimos a roupa de mineiros , deixamos as nossas por lá (eu vesti por cima). Ou , pelo menos , deixamos os calçados. Depois embarcamos novamente ... mais ainda não era para as minas !!

Daí paramos no chamado Mercado de Mineiros onde o guia , José , explicou o que era necessário a um mineiro para seu bem estar e segurança no trabalho , se é que isso é possível , dentro de um lugar como uma mina !! Folhas de COCA , álcool comum (96%) , dinamite , detonador com guia , umas gomas para mastigar (com base de batata comum , de batata doce , de banana, etc. , algumas doces outras salgadas , outras sem gosto) e facilitar a assimilação da COCA pelo organismo. Ah , também é bom levar um maço de cigarros ... para EL TIO !!
Detalhe ... a gente deveria (entre áspas) comprar uma parte destes elementos , no mercado mineiro , como parte do tour. Aí vinha um saco plástico com dois litros de refrigerante mais um saco com folhas de COCA ... 15 Bolivianos. Ou um saco com dois litros de refrigerante e meio litro de álcool ... 12 Bolivianos. O guia mesmo pediu para eu comprar o saco com álcool e refrigerante , pois todos os outros membros da excursão , haviam comprado o que vinha com folhas de coca.
Eu já estava om minha garrafa de líquido para beber , não havia entendido a razão de ter de comprar mais dois litros de refrigerante !!
Depois que embarcamos , agora em direção às minas e chegamos lá , e que entendi o porquê.

A cada mineiro que encontrávamos e pedíamos um depoimento , se oferecia um brinde: ou o saco com folhas de coca , ou o refrigerante ou o álcool. Percebi que em matéria de álcool , eles estão sempre bem servidos !!
O nosso guia mesmo disse que não existe , no mundo , trabalhador de mina , que não beba ... faz parte da cultura para suportar o duro lavoro.
Aí fomos visitar o famoso EL TIO , o tal "diablito" que fica numa caverna especial , dentro da mina. Diz a lenda , que a montanha (o Cerro Real) é a PACHAMAMA , a mãe terra sagrada. EL TIO , é seu companheiro e marido. Quando alguém perfura a terra , eles estão tendo relações sexuais , da qual poderão ser gerados filhos. Por sorte , este filho poderá ser uma pedra ou metal precioso. Ou então não virá nenhum filho. às sextas-feiras são os dias mais importantes para saudar EL TIO e lhe levar presentes como bebida alcoólica ou cigarros ou ainda folhas de coca. Quando se bebe qualquer coisa dentro da mina , deve-se entornar um pouco , um primeiro gole ou dose , no chão , na terra. Na véspera do Carnaval , EL TIO é devidamente enfeitado. Na chamada Festa de Cavalheiros , ele , como um homem , um cavalheiro , deverá também participar. Daí , em vários pontos da mina , você encontra bandeirolas coloridas e laminadas , como se fosse um grande baile. E os mineiros até amarram em pequenas pedras , como um amuleto , fitilhas coloridas para comemorar a ocasião. EL TIO é procurado para agradecimentos ou para pedidos. Hoje (20/01/2012 , dia da visita) , é sexta-feira , dia especial pois todo mineiro antes de sair da mina , vai saudar "el diablito". Mulher de mineiro , não aé bem vinda , não pode ir até lá. Dizem que os homens , os mineiros , quando estão dentro da mina , incorporam EL TIO e parceiro de PACHAMAMA. Acreditam que ela ficaria aborrecida e enciumada com a presença de outra mulher , uma concorrente , dentro das minas. Isso poderia trazer má sorte , azar , acidentes a todos os mineiros , não só pra aquele que deixou sua mulher entrar. Então um mineiro , vigia o outro. José disse que são 12 mil homens trabalhando naquela montanha , num total de 18 empresas cooperativas.
Porém , de todos os mineiro , somente 20% são sócios da cooperativa , os demais (80%) são como diaristas/jornaleiros , não tendo qualquer vínculo com a companhia , direitos , assistência médica , seguro de vida. NADA !!!
Trabalham por si , pera si e por sua sorte e risco.
Fomos informados que 40 mineiros , em média , morrem , por ano , dentro das minas. Isso também considerando morte por doença (tipo respiratórias por inalação de gases venenosos) , por acidentes , como os que ocorrem quando fazem as explosões , fora os desmoronamentos. Muitos convivem co reumatismos por esforço exagerado , no carregamento de peso e exposição ao frio do exterior de mina e o calor no interior das mesmas , repetido diversas vezes no dia.
Minhas mãos estavam ásperas de tanto pó que está sobre as rochas e suspenso no ar.
É difícil ser mineiro !!!
Depois fizemos o trajeto inverso , de ir trocar ro
upa , colocando as nossas , e depois voltar com o ônibus , até a agência.


Na foto acima , nosso grupo do tour (onde todos eram argentinos , com exceção de mim) com o "gusano" (nome daquela larva que os mexicanos colocam na tequila , para mostrar seu poder de conservação) à frente , um mineiro que contou a sua história e a difícil vida de trabalhador da mina. A foto ao lado , à direita , mostra a luz no fim do túnel , até que enfim , a esperada saída da mina , depois de algumas horas em completa escuridão , com o José , nosso guia , à frente !!No final do tour ... me sentindo realizada. Confesso que pensei muito antes de encarar esta aventura ... acho que sou um pouco claustrofóbica !!! Mas ao passar estas quase quatro horas no coração da terra , aprendendo o quanto é difícil trabalhar nestas condições , acredito ter encarado uma das mais inesquecíveis experiências de minha vida !! E vocês , bolivianos , me proporcionaram este momento ... Jallalla Bolívia .... jallalla , bolivianos !!!

PS: Ah ... JALLALLA , é uma expressão de origem aymara ou quéchua , portanto indígena , e muito usada no altiplano boliviano , que significa comemorar algo bom !!

Nenhum comentário: