segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mercado das Bruxas ... fetos de lhama , um artigo muito procurado para feitiços !!!

A Bolívia é
um país cheio de mistérios ...
não bastando aí , seu passado com civilizações marcantes como Tiwanaku e dos Incas !! Como é possível conceber uma nação que tem na religião Católica sua religião principal , mas que também bate um tambor ???



É que as civilizações pré-colombianas eram chegadas a uma feitiçaria e bruxaria e como a cultura indígena é fortíssima , mantendo suas características originais , muitas vezes as práticas pagãs são a solução de problemas.

E existe um mercado próprio para fornecimento dos apetrechos nas cidades bolivianas.

Vi de perto comércio de tais produtos , em Sucre e em La Paz ... na última com o nome oficial de MERCADO DAS BRUXAS , muito visitado pelos turistas , para compras ou só para matar a curiosidade ... e os fetos de lhama são um dos itens mais procurados para feitiços que buscam sorte e prosperidade.

Vocês poderão encontrar ídolos em vários tamanhos , divindades pagãs , amuletos e talismãs. O uso de elementos da natureza como estrelas do mar , mostra o quanto são requisitadas , pois estão em diversas tendas !!! Tem óleos , perfumes , cigarros , bebidas alcoolicas , pedras de todo tipo ... e claro as folhas do chá de coca ... que as divindades ADORAM !!!

Ervas , ervas e mais ervas !!!


Essa ai de cima , parece que chegou mesmo a nascer e veio logo a óbito ... é que está tão completinha , formada ... uma pena !!!

Você poderá encontrar um grupo delas ... eu cheguei até encontrar fetos de porco ... uns leitaozinhos sem sorte !!

Imagem que dá dó , mas enfim ... quem sou eu para criticar a cultura alheia ???

Se algum dia vier à La Paz ... não deixe de visitar o Mercado das Bruxas ... ali , com entrada pela Calle Sagarnaga !!!

Nenhum comentário: