segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Diário e Fotos ... Sucre , em Bolívia !!

Sucre , 15 de janeiro de 2012. Domingo.



Então , logo que cheguei à Sucre , fui procurar o hostel , Albergue da Juventude de Sucre (HI) , que fica a menos de cinco minutos caminhando , à partir da rodoviária.
Fiz o check-in (que bom).
Logo que cheguei e fui para meu quarto compartilhado , com três camas.
Tinha só uma garota lá. Paguei USD 5,50 por noite , foram duas noites por 73 Bs. O site informava que tinha café da manhã incluído - doce ilusão , mas tem cozinha para hóspedes , água quente , internet por 3,00 Bs por hora (menos de R$ 2,00) e wifi internet de graça.Ah, eles não tinham mapa para dar , nem eu tinha mapa e tive um pequeno problema de locomoção no primeiro dia. Ainda assim , fiz um pequeno rascunho de mapa e fui ao centro da cidade branca , a capital constitucional da Bolívia.
Até lá um sobe e desce de ruas ,ais do que em Santa Cruz. A Praça 25 de Mayo é o coração da cidade. Lugar perfeito para o viajante ver todas as caras de Sucre reunidas em um só lugar. Densamente arborizada, e com uma imponente estátua do Marechal Antonio José de Sucre em seu miolo, a Praça 25 de Mayo congrega, em seu entorno, o que a cidade tem de melhor para mostrar.

Tomei um sorvete na Praça 25 de Maio , a principal da cidade. Procurei a Casa da Cultura para pegar um mapa mas ela estava fechada. Achei a cidade muito vazia , talvez porque seja domingo. Conheci a Iglesia da La Merce , só por fora. Aqui a realidade é muito diferente da de Santa Cruz ... é mais tradicional.
Estou gostando mais da Bolívia , à partir de Sucre.
À tarde passei pelo chamado Mercado Negro que nada mais do que uma rua de comércio com várias "tiendas" e barracas e se vende de tudo: de pelúcia até calçados de plástico.
E aquelas comidinhas ... SEMPRE !!!
De longe , numa rua transversal vi , o que depois viria a saber , que era o Mercado Campesino.
O Estádio Olímpico Pátria (foto acima) parece moderno e é bem grandão.
Na volta para o hostel vi o relógio da Torre que é um posto policial. Vi telefones em forma de dinossauros. Comprei um pão de forma para lanchar mais tarde. Fotografei um monte de cartazes políticos. A letra está ruim pois estou escrevendo dentro de um ônibus.


Sucre , 16 de janeiro de 2012. Segunda-Feira.

Fui para o centro , mais uma vez tentar ganhar um mapa. Nas minhas viagens e andanças , sem um mapa não sou ninguém. A Casa da Cultura permanecia fechada ... vida que segue. Segui toda a Calle Bustillo e cheguei ao Cemitério Geral.

Falaram que o portal era muito bonito ... não me impressionou.
Mas ele é colossal e estava fechado quando eu cheguei.

Sucre tem também um Parque Cretácico Municipal , localizado a 5 km do centro de Sucre, um passeio diferente para quem está na cidade.
O lugar foi erguido ao lado da montanha de cal Cal Orck'o , que reúne , impressa em sua superfície , o maior conjunto de pegadas de dinossauros do mundo. Mas não deu tempo de ir lá. Hoje , também o Museu de Charcas estava fechado , aliás , quase em todo o lugar do mundo , fecham-se os museus às segundas-feiras. Ainda bem que visitei , ontem , a Casa da Liberdade !!!
Queria ir do Cemitério ao Castelo de La Glorieta , mas sem o mapa , não queria arriscar ... ainda bem que não fui , pois era muito distante.
No dia seguinte , peguei um microonibus para ir até lá e o mesmo levou uns 15 minutos.

Bem depois de cemitério desci para a parte central e aí a Casa de Cultura já está aberta.


Peguei um mapa e informações q me orientaram a estar muito atenta , principalmente por viajar sozinha.
Vi umas lojinhas de souvenires no centro.
A temperatura está como primavera do Rio de Janeiro , bem agradável para a altitude na qual nos encontramos , 2800 metros sobre o nível do mar. Voltei ao HI Sucre , almocei , troquei de indumentária e voltei para o centro de Sucre.
Agora o objetivo era conhecer o Mercado Campesino.

Um festival de cores e sabores e gente , muita gente com suas mantas coloridas.
Muitas mães com seus bebês enrolados junto ao corpo. Dá até medo pois parece que aquilo vai desamarrar e derrubar a criança no chão !! Elas estão tão confortáveis , que até dormem !! Tem pelo mercado , tanta fruta , legumes e grãos e , é claro , a folha de COCA.
Eles vendem também queijo e ovos frescos.
Tem daqueles tecidos , as mantas coloridas , e roupas , numa parte mais reservada.
E os microonibus circulam nas ruas que passam dentro do Mercado Campesino.

Você encontra também uma infinidade de bebidas , incluindo os sucos. Tem sorvetes e os salgados , como pastéis (vazios por dentro) e salteñas. Ah , tem PF (prato feito) também tudo tirado da panela para o prato , com as mãos , de quem vende. E a cachorrada caminhando por entre as pessoas.
A polícia feminina boliviana estava fiscalizandoa feira e , quem não fazia parte do mercado , quem vendia bichinhos de pelúcia , por exemplo , era convidade a se retirar , a levantar o acampamento.
Os vendedores de gelatina não tem este problema pois , além de não terem ponto fixo , em barracas , (vendem o produto em bandejas) trata-se de alimento e este , acredito , não sofre qualquer restrição. Comprei um tal queijo aerado San José ( o kg por 24 Bs , ou seja , algo em torno de 3 U$D ou R$ 6,00). Bem em conta , né ??
Comprei uma manta colorida de cor amarela , predominantemente , mais ou menos 4 U$D.
Consegui até encontrar um lugar que vende Bolivianos por Reais ... o primeiro na Bolívia , se eu soubesse que encontraria isso , nem teria comprado dólares e euros para esta viagem. Porém a cotação não era das melhores ... 1 REAL = 3 Bolivianos ... era o mercado overnight !!
Se casas de câmbio fizessem a troca , seria algo entre 3,50 e 4,00 Bs.
Tirei muitas fotos neste lugar que amei conhecer , o Mercado Campesino de Sucre. Ah , os policiais homens trabalham mais no trânsito e áreas bancárias.


Sucre , 17 de janeiro de 2012. Terça-Feira.

Falei com o pessoal da recepção do hostel informando a necessidade de passar mais uma noite em Sucre. Tudo bem , eles dizem , e o hostel está mesmo meio vazio e os viajantes , normalmente , não passam mais de uma noite na cidade. Comprei a passagem rodoviária para POTOSÍ pela Companhia Villa Imperial , por 15 Bs e reservei o assento 3,bem na frente e na janela.

Voltei ao hostel e paguei 34 Bs , pela noite extra. Reservei também a acomodação para três noites em Potosí , no hostel La Casona , bem no centro da cidade. Saí às 10:00 Hs do hostel , indo para o centro histórico de Sucre e tomei o microonibus número 4 , ao lado da Igreja de São Francisco , para conhecer o Castelo da Glorieta , até que enfim !!!
Microonibus por 1,50 Bs. O Castillo de La Glorieta tem entrada , com guia incluído , de 20 Bs para estrangeiros e 10 Bs para bolivianos. Paga-se mais 10 Bs para tirar fotografias no local !!
O Castelo de La Glorieta é lindo , pertenceu a um barão muito rico (o Don Francisco de Argandoña). Tem duas torres , uma para ele e outra para a esposa. Tem adega , quartos gigantes , jardim e muitos detalhes bonitos. Esse barão foi proclamado principe pelo vaticano , pois ajudava muitas crianças carentes na época , cerca de 100 delas , moravam com eles. Vale muito a pena conhecer.

Depois vim descendo o caminho do castelo em direção à cidade e tirando umas fotinhos. E passei por muitos lugares interessantes neste passeio , por uma praça cheia de esculturas , por exemplo , douradas com motivos políticos , de lutas. Estava bem conservada se bem que uma escultura estava sem braço !!

Lindos o arcos brancos que ornam um prédio governamental da Justiça Boliviana , a Suprema Corte.

Fui ao Parque Bolivar , vi a pequena Torre Eiffel.
Aberto no século 17, e modificado no século 18 , o Bolívar é o mais bonito e agradável espaço verde de Sucre. Decorado por réplicas da torre Eiffel e do Arco do Triunfo, o parque ainda exibe, junto à sua paisagem, o imponente prédio da Corte Suprema de Justiça e
a Fonte de Águas Dançantes, que aos fins de semana promove um espetáculo de som e luz para os nativos e visitantes. Está a quatro quadras da Plaza 25 de Mayo.

Acho que estava maio abandonado , um lugar que mistura centro cultural e biblioteca , chamado PACHAMAMA.Adicionar imagem
Depois fui ao lado contrário da cidade : a Recoleta.


De lá se tem um belo "visu" de Sucre , vista de cima , do mirador. O Mirador de la Recoleta está situado em uma das partes mais altas da cidade , à sombra dos morros Sica Sica e Churuquella, o mirante da Recoleta oferece uma linda visão de Sucre. Sustentado por belo conjunto de colunas, o lugar está junto à praça onde a cidade foi fundada. Passeio imperdível.

Quando cheguei à praça principal , tomei uma Coca-Cola mini (só 1,00 Bs , mais ou menos R$ 0,30) e converti meus últimos 100 U$D ... agora só tenho 75 U$D , sendo que 25 deles reservados para a taxa de saída no aeroporto de Viru-Viru!!! Soube que o Ronaldinho Gaúcho havia chegado à Sucre , vindo do Brasil , pois o Flamengo vai duelar com o Real Potosí , no estádio de Potosì , em 25 de janeiro. à noite , ainda preparei um chá de coca para levar amanhã , na viagem para Potosí.

Sucre , 18 de janeiro de 2012. Quarta-Feira.

Perdi o sono às 06:20 Hs e acabei me levantando.
Meu ônibus sairá para Potosí às 09:00 Hs e chegará lá por volta das 13 Hs. Ainda bem que a passagem já está comprada e ontem à tarde , recebi o e-mail de confirmação da hospedagem por 3 dias no Hostel La Casona , que parece ser muito bom (35 ,00 Bs por cada noite , num total de 105,00 Bs).
Fiz o check-out e fui direto para o terminal rodoviário de Sucre.


Cheguei e paguei logo aquele papelzinho do Derecho de Los Andenes (aqui custa 2,50 Bs). Na hora de entrar no ônibus , tinha uma "cholita" sentada no banco 3 , o meu , na janela , reservado no dia anterior. Logo , eu era a primeira pessoa a comprar a passagem para aquele ônibus.
Ela disse que o bilhete dela também foi comprado para o assento 3. Fui me sentar lá atrás e o problema seria se o passageiro do outro assento , chegar !!
Muita gente teve o mesmo problema que eu ... ai veio a senhora da empresa do ônibus para apagar o incêndio !! Ela tentou reorganizar a confusão.
Ai ela mudou meu lugar para o assento 29 , mas o senhor que estava com sua filha , se recusou a liberar o lugar na janela. Em resumo , viagei lá atrás , em assento de corredor e as fotos que eu ia tirar , no caminho , subindo os Andrea , ficaram para uma próxima encarnação.
Que adiantou eu ser a primeira a comprar a passagem , no dia anterior , se no final foi como se eu tivesse comprado na hora de saída do ônibus ???
Coisas da Bolívia , na história a única que se prejudicou fui eu e , ainda bem que não me fizeram viajar em pé ,
no corredor , como muitos fazem , como um senhor e uma garotinha de uns nove anos.
Chegamos à Potosí , ia dar 13:00 Hs. claro que o ônibus chegou naquele terminal novo , o que fica à margem da cidade. Tentei comprar logo a passagem para Uyuni , até para que eu pudese reservar a acomodação , mas eles não vendem antecipadamente. Talvez um dia antes eu consiga. É o prazo mínimo. A viagem , dizem , dura cinco horas e tem ônibus que sai às 12 e 13 horas. Terei que voltar lá depois. Não havia Centro de Informação Turística no terminal e depois descobri que não havia nenhuma na cidade inteira. Aliás , Potosí parece uma favela gigante e com casas no tijolo , morros , morros e morros. As pessoas subindo e descendo como cabritos pelas encostas , pois muitas não tem pavimentação. Peguei um microonibus no terminal e me dirigi para o centro da cidade (microonibus por 1,20 Bs). Muitas voltas até chegar na Praça 10 de Novembro.
Cheguei no La Casona , muito diferente do que vimos na internet , e eles cheios de burocracia para reservar para os hóspedes !! Fiz o check-in , sacrifiquei um pouco para conectar o wifi na recepção , sem nenhuma tomada também. Não tem tomada suficiente no quarto também ... ah , não , uma só para 10 hóspedes.
Avisei que cheguei bem , por e-mail e facebook. Quando me programei para sair já estava uma friaca. Eu havia comprado um mapa na recepção do hostel La casona , por 2 Bs , para iniciar o reconhecimento de Potosi. O mapa é bem da área do centro e nem o estádio da cidade , o mais alto do mundo , estava por lá. Vou ter de improvisar !! Quando já estava na rua caiu um pé d'água daqueles e com o frio que fazia ... voltei para o hostel. Amanhã vou ao estádio. Chegava a sair fumaça do chão , de tão frio. A noite tentei acessar a internet mas o wifi não conectou mais. E a bateria descarregou de vez , para variar. Vou preparar "miojo" de janta e esperar por amanhã , que será um novo dia !!
Internet no hostel:
1/2 horas = 1 Boliviano
1 hora = 2 Bolivianos
Muito barato ... quase de graça !!!










































Nenhum comentário: