domingo, 27 de maio de 2018

Ilha Grande .... Trilha T13, na minha décima vez !!

Mais uma vez na Ilha Grande ...
É, parece que isto está ficando repetitivo, né ?
Mas tem se repetido mesmo .... já é a minha décima vez neste pequeno paraíso do Rio de janeiro. 
Desta vez, a minha primeira vez sozinha por aqui .... cada pessoa tem seus compromissos, sua atividades e é, às vezes, difícil reunir um grupo ... mas eu, que sou eu ... não ligo pra isso e não deixo de ir.
E saí do trabalho e fui direto para a Estação de BRT de Alvorada para tomar o EXPRESSO 10 .... o Santa Cruz.
E refazendo aquele caminho, Itaguaí, Mangaratiba ....
Ao chegar em Itaguaí, o ônibus demorou um bocado e eu, como ?
O motorista comunicou um acidente feio na BR-101, com bombeiros e tudo, no local.
Já fiquei de orelha em pé .... perder a barca para a Ilha Grande, a das 22 hs, numa sexta-feira, é quase morte.
Já estava reservada a acomodação para dois dias na Vila do Abraão.
Dormir ao relento em Mangaratiba, numa noite fria de maio, não seria nada legal.
E pior, sozinha ...
Tomei o ônibus para Mangaratiba, pensativa. 
Fiz então uma promessa .... tinha de ser algo inédito e difícil.
Fazer uma trilha, talvez.
Mas qual ?
Lopes Mendes ?
É cansativa, mas possível, e eu já tinha feito, uma vez, com minha irmã.

Fazer a Abraão - Saco do Céu ?
Grandes chances de fazer esta.
Mas e a maré ? 
E se subir muito ?
Tentar a Praia da Feiticeira, certamente.
Hum ... subir o Pico de Papagaio seria ideal ... uma trilha perigos, difícil, eu sozinha, digna de oferta de promessa.
E foi este o desafio que eu escolhi.
Se chegar a tempo de pegar a barca, vou subir o Pico do Papagaio.
O trajeto foi tranquilo até um ponto e depois vários veículos estavam parados ... polícia e bombeiros, muitos, no local. 
Alguma perda de tempo e depois seguimos.
Mais adiante, outra retenção.
Com fumaça e tudo .... e o meu coração também em chamas.
Mas, por fim, deu tudo certo.
Cheguei a Mangaratiba um pouco depois das 21 hs.
A viagem foi tranquila, o mar estava sereno.
O hostel muito fácil de achar, mesmo que sem número na Rua Getúlio Vargas.
Logo fui dormir pois amanhã o dia será longo.
1º Dia:
Acordei cedo e parti ... não estava muito certa do que estava fazendo, eu acho.
Mas promessa é dívida e tem de ser cumprida.
Daí cruzei o campo de futebol e iniciei a Trilha T12 (Vila do Abraão-Dois Rios) , depois de alguns minutos e subidas, cheguei à entrada da T13 (Vila do Abraão - Pico do Papagaio) ... a subida, já na entrada, é bem íngreme .... pensamento positivo, tenho de ir !! 
E fui , uma trilha realmente com trechos mais difíceis, do que estamos acostumadas, bem sinalizada quase que em toda a sua totalidade ... exceto no finalzinho, já chegando, quando se bifurca em subir à cabeça do "papagaio" e subir até sua base, como que em seu pescoço.
Daí usei aquelas tirinhas de plástico, amarradas em árvores, para não me perder.
Primeiro subi na base .... que legal observar o Pico do Papagaio, de baixo para cima e de tão pertinho.
Levei duas horas e meia, da saída na Vila do Abraão até aqui.
Depois tentei localizar a parte mais difícil, a cabeça ... no que é preciso, simplesmente, contornar a pedra da base, seguindo pela sua esquerda.
Tem umas cordas, umas correntes, presas às pedras, que ajudam um bocado ... subida bem íngreme, pisando em trilha de terra, escorregadia ... necessário ter um bom calçado.
Não encontrei ninguém durante a subida ... mas lá no alto, dois turistas (casal), falando francês.
Sim , conquistei o Pico do Papagaio ... cheguei no alto de seus 982 metros, o segundo ponto mais alto de Ilha Grande (depois do Pico da Pedra d'Água, com 1035 metros).
Se vê tudo daqui de cima, a Vila do Abraão, Praia de Lopes Mendes, praia e vila de Dois Rios ... Restinga de Marambaia !
Quando desci, o gringos ainda ficaram lá.
Na descida encontrei uma cobra (falsa-coral ?).
Não fiquei com medo, mas nunca tinha visto uma, ao vivo. 
E revolvi filmá-la atravessando a trilha, subindo junto a uma árvore.
E depois desci ...
E me sentindo super-poderosa, claro !!
Ainda passei na Praia Preta, para um mergulho.
A água estava deliciosa e haviam muitos banhistas, no mar e nas areias.
Voltei para o hostel.
Nosso anfitrião preparou caipirinha para geral, todos os hóspedes .... foi relaxante.
Comi algo e fui dormir .... amanhã tem mais.
2º Dia:
Não precisava acordar tão cedo .... o o dia vai rolar de "boas" ... ainda não sabia o que iria fazer.
Tomei o caprichado café-da-manhã do Social Hostel.
Saí.
Decidi tentar chegar à Praia da Camiranga, passando pela entrada da Cachoeira da Feiticeira.
Queria só curtir a água do mar, queria ficar parada num canto.
Mas, acidentalmente, cheguei à Praia da Feiticeira ... pode ?
Não acreditei.
Da outra vez tentamos chegar lá, eu , Fani e Thiga, e não encontramos a entrada para esta praia.  
Desta vez, sem querer, cheguei ... mistérios de Ilha Grande.
E aproveitei bastante ... fiquei umas três horas lá ... a parte "praia", mesmo, com grande faixa de areia ... e a parte das rochas, aquelas onde normalmente fazem as fotos (divulgação) da Praia da Feiticeira. 
Que lugar lindo .... de encantar.
A maré começou a subir e tive de deixá-la .... ah, deixei também meu tripé (roxo) de fotos lá.
Uma pequena oferenda por uma grande aventura. 
Na volta, com o corpo salgado do mar, adocei a vida num banho na Cachoeira da Feiticeira.
E voltei para a Vila do Abraão, afinal, dentro de algum tempo terei de tomar a barca para voltar à realidade.
Assim terminou mais este lindo final de semana em Ilha Grande.
Até breve, meu querido paraíso !!

Nenhum comentário: