Além de um atrativo turístico (para turistas espanhóis e de outros países) devemos observar também a ação educativa e de identidade das pessoas que moram ali. Sim, uma divertida ação cultural que se realiza na busca dos murais pelas ruas do bairro.
Alguns informativos dizem ser em torno de 300 grafites.
Outros, afirmam que chegas a 450 os desenhos.
Tem umas esculturas também !
A ideia veio do artista plástico Eduardo Hermida que com a ajuda de sua filha, iniciou os trabalhos.
E a receita é muito simples, ele levou o amor à sua terra e às críticas sociais, ajudou a mudar o destino de uma cidade imersa em uma crise industrial, com um processo de despovoamento e deterioração de algumas de suas áreas urbanasO projeto surgiu com o objetivo de revitalizar as edificações, muitas delas abandonadas e em ruínas, após o declínio da economia de Ferrol (na Galícia) que até os anos 1970 era atribuída à Indústria Naval.
Com a redução e quase o fim desta atividade, muitas pessoas migraram para a capital da Espanha ou outras cidades em busca de trabalho e moradia, lugares economicamente mais aquecidos.Este artista, cansado da deriva que sua cidade estava tomando, decidiu tirar a arte dos museus e levá-la para a rua para dar cor à sua cidade cinza, pintando em uma fachada um menina.
A obra "As Meninas" de Diego Velazquez foi a escolhida devido a admiração de Eduardo por este artista.
Tudo começou em 2008 no bairro de Canido que era tido como um lugar marginal, evitado mesmo pelos ferrolanos.
Hoje, artistas de todo o mundo fazem contato com Eduardo, oferecendo sua contribuição, dentro da temática proposta, para enriquecer ainda mais este caninho de Ferrol.
O meu guia pelas ruas e murais de Canido foi o o meu amigo Eugênio.
Obrigada pelo passeio e por compartilhar seu conhecimento comigo.
Estive ali em Junho de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário