sábado, 23 de março de 2019

Passeio no "teto" da Costa Rica !!


 O Vulcão Irazu está ativo e é um dos menos visitados da Costa Rica, o que permite um passeio bem agradável e pouco concorrido. 
Se encontra na Cordilheira Central a uns 30 km de Cartago, que é a cidade mais próxima. 
E de onde poderá iniciar a aventura, é a agitada Cartago, a antiga capital da Costa Rica, mas alguns “tours” são oferecidos também, à partir de San Jose. 
Eu fui visitar o parque a convite de meus amigos costarricenses, Giova e Enid, saindo de San José. 
Além da companhia agradável deles, conversamos bastante durante a viagem sobre caminhadas, Caminho de Santiago de Compostela, viagens, etc. 
Passamos por lugares interessante, inclusive, a própria Cartago. 
Contornamos muitas colinas por confortáveis estradas, com muito verde de gramas, de árvores e suas flores coloridas e plantações diversas, na maioria de café, sempre acima e mais acima. 
Existe um controle de entrada do parque nacional e um grande estacionamento.
É importante chegar cedinho pois, em torno das 10 horas da manhã, como num passe de mágica, como que programada num relógio, é comum a aproximação de uma neblina, nuvens que vão pouco a pouco chegando, dominando tudo, frias que podem trazer junto, chuvas .... em alguns instantes tudo desaparece, as crateras do Irazu, a praia seca, toda a vista linda daqui de cima ... mesmo quando, minutos antes, existia um céu azulíssimo sobre nós !!







Sim, os dias claros no alto do Irazu, em seu cume, são muito raros .... quase todo o tempo este está envolto em nuvens .....
O Irazu está a 3442 metros acima do nível do mar .... o Irazu é o mais alto vulcão ativo da Costa Rica.
Seu formato é classificado como subcônico irregular.
Atribui-se o seu atual, originado do nome de um povo indígena que por ali vivia, por volta dos anos de 1500, chamado ”istarú” ou “iztarú”.   
Atualmente se encontra apenas adormecido, a sua última erupção foi em 1963.
Em 1994 lançou uma nuvem de enxofre que deixou todos preocupados. 
A partir daí, descansou ... ele tem uma extensa história de erupções e outros ciclos eruptivos.
São diversos os recursos geológicos do Irazu, devidamente protegidos, assim como toda a rica biodiversidade costarricense.
No Parque Nacional do Vulcão Irazu encontram-se suas crateras, a Praia Hermosa , o Principal e também Diego de Haia, além da formação Sapper. 
Esta formação é o ponto mais alto de todo o maciço, onde dizem que, nos dias mais claros, é possível observar o caribe do Oceano Atlântico de um lado, e o Pacífico, do outro ..... já pensou nisso ?
Sim, este país é bem pequenininho ...
Dentre os serviços oferecidos no parque, tem o estacionamento, informações, cafeteria, serviços sanitários, casa de guarda parques .... e para a diversão são os diversos caminhos a serem percorridos na extensão do parque, os mirantes naturais, sempre seguindo a sinalização presente.



Depois, na descida do vulcão, paramos num charmoso restaurante para comer.
Eu pedi uma tortilla vegetariana ... queijo, espinafre, "natilla" .... eu acho que estava meio emocionada com o passeio, não consegui comi nem até a metade !!
Nosso passeio foi em dezembro de 2018 !!

Nenhum comentário: