domingo, 30 de setembro de 2018

Dias em Araruama !!

Este mês fui para Araruama ... pela primeira vez !!
Era o feriado de Sete de Setembro, o Dia da Independência do Brasil.
Já havia pesquisado e, de fato, fora as praias, a cidade não tem muita atração turística a conhecer.
Tinha muita expectativa com relação à Praia Seca.
E num daqueles dias, pensei em passar visitando São Pedro da Aldeia.
O dia de chegada era a véspera do feriado.
Eu fui trabalhar normalmente e seguiria, depois, para a rodoviária.
A passagem custou R$ 40,00 pela Viação 1001.
Duraria em torno de 2 horas .... mas levou umas 3:30 hs.
A Ponte Rio-Niterói .... impossível.
Fiquei aguardando a Bárbara, minha amiga em  Araruama, no final de uma apresentação de coral no teatro da Praça Menino João Hélio.


Isso já era quase onze horas da noite.
De carro fomos até a casa da Bárbara, que não é tão perto do centro.
Conversamos um pouco, tomamos um chá e nos despedimos para dormir.
Amanhã planejo ir à Praia Seca.
1 dia em Araruama: Acordei cedo e tomei café com mingau de aveia, com mamão, feito (acredite) sem leite ....
Aprendi muito com minha anfitriã sobre alimentação, posturas de vida, de natureza, de desintoxicação ... vou tentar colocar em prática todo este aprendizado.

Saí para o centro de Araruama de ônibus (R$ 5,40) de onde tomaria outro transporte público para a Praia Seca (R$ 4,10),  viagem com duração de uns 40 minutos.
Ao chegar lá, encontrei uma praia praticamente deserta.
Linda, linda, linda demais ... que cor de mar , que areia fina e clara !!




O mar aqui é aberto, oceano à frente ... ondas super mexidas ... nenhum guarda-vidas !!
Com muito cuidado, entrei na água, algumas vezes.
A temperatura estava boa.
Claro, fiz muitas fotos !!



E fiz YOGA também ... algumas posições simples, e alguns alongamentos, a faixa de areia quase não tinha banhistas. 
Fiquei lá por umas 3 horas , olhando tudo a volta.                                                                      Dai tomei o mesmo ônibus para o centro de Araruama.Ele demorou uns 40 minutos para aparecer.                                                Neste tempo de espera, conheci uma capelinha linda na Praia Seca, consagrada a São Pedro.
Localizada na Praia da Pernambuca, em Praia Seca, foi construída e mantida pelos herdeiros do Sr. Manuel de Carvalho.
Salineiro e pescador, ele organizava todos os anos no dia 29 de junho, a festa em louvor ao Santo Padroeiro dos Pescadores.
Queria muito ver por dentro, mas estava fechada.
Então, voltei ao centro depois de ficar uns 30 minutos aguardando o ônibus.
Passeie pela Praça Menino João Hélio e tirei fotografia de cada uma das esculturas, de crianças, de uma mulher grávida. 

2 dias em Araruama :
Combinei com uma outra amiga,  a Manuela, de irmos juntas à Praia de Itaúna, em Saquarema.
O encontro estava marcado, no centro, às 13 hs.
Então aproveitei a manhã para passear pela orla da Lagoa de Araruama, nos limites do Condomínio Lake View ...


O lugar parece um cenário de Hollywood, com seus casarões, cada mansão, uma mais bonita que a outra.


Caminhei e caminhei .... fiquei fora umas duas horas  e meia.
Fiz muitas fotos e vídeos.
Ao longo dos dias que fiquei na região, não vi ninguém entrando na água da lagoa .... ah, a exceção veio somente na Praia de Iguaba Grande.
Ventava bastante e a primeira praia que visitei tinha umas espumas que me remeteram às águas poluídas do Rio Tietê, mas depois soube de que ocorriam espumas por causa do sal .... as águas desta lagoa são consideradas as mais salgadas (numa lagoa) no mundo.

Daí voltei, por causa da hora, para me arrumar e ir para o centro, encontrar Manuela.
Tomei um banho, coloquei o biquini ...
Nem deu tempo de almoçar, comi uma metade de abacate, antes de sair.
E lá partimos para a linda Saquarema .... e bem na sua maior festa, o Dia de Nossa Senhora de Nazaré.
A igreja estava lotada, muitas barraquinhas e visitantes, na praça no pé do morro.
Ficamos nas pedras e o mar baria muito forte, uma forte correnteza.
E eu tinha degustado com Manuela "um trago" de cachaça e estava meio, bem .... você sabe !!
Mas entrei no mar, rapidamente, quando já me sentia mais segura.
Depois saímos de lá e fomos para Itaúna, do outro lado da ponte, que eu conheço muito bem ....


 Mar de ondas fortes, muitos surfistas ... fiquei só na areia mas fiz belíssimas fotografias !!

Nenhum comentário: