quinta-feira, 26 de julho de 2018

Guarapari, Buzios .... é minha arte !!

O que é Guarapari, minha gente ?
Sim, estou de queijo caído até agora ...
Claro que eu já havia escutado de praias lindas.
Claro que eu havia escutado que o povo capixaba era receptivo.
Sim !!
Mas que belezas me aguardavam ... e tudo aquilo, tão pertinho de casa.
As praias do Rio de Janeiro, para mim, são as mais lindas do mundo ... mas o que vivi no litoral do Espírito Santo merece destaque.
Consegui uma pessoa maravilhosa para me apresentar a cidade, que não só conhece muito do lugar onde mora, mas se mostrou extremamente generosa em se dedicar ao tempo em que pude passar lá.
Ela é de Cachoeiro do Itapemirim, também no Espírito Santo, mas mora em "Guara" ou "Guarapa" (nomes carinhosos, dados pelos locais à cidade litorânea) a alguns anos.
Fui pra lá de ônibus, pela Viação 1001, numa viagem que durou em torno de sete horas e o valor de R$ 140,00.
São mais R$ 136,00 para voltar para o Rio de Janeiro.
Saí do Rio à noite e cheguei lá bem cedinho, de manhã.
Combinei de encontra a Cris no Centro, para o qual paguei R$ 3,10 num ônibus, à partir da rodoviária, que não fica assim, nem tão longe.
Ela se atrasou um pouco e eu já estava preocupada, pois não consegui ativar a internet de meu celular, para dar um sinal de vida.
Mas elas apareceram, mãe e filhas, duas simpáticas filhas desta terra.
Fomo para Meaípe, vila onde está a mais badalada praia de Guarapari.
Coisa linda, claro, pena que o dia estava bastante nublado e ameaçava chuva, em alguns momentos.
Caminhei um bocado na linda faixa de areia. 
Fiz boas fotos, inclusive, praticando YOGA.
Dei um bom mergulho naquelas águas calmas e, como o tempo estava fechado, parecia ser eu, a única banhista.
As águas daquela praia foram estudadas, por muitos anos, onde foram identificados benefícios à saúde, devido aos cristais de quartzo, por toda sua extensão, junto à areia.
Depois segui mais, para a sua esquerda, de onde avistei uma bela igrejinha, num ponto mais alto do relevo.
Caminhei mais, atravessei um pequeno córrego, passei por uns rochedos ... cheguei lá !!
Depois fiz o caminho de volta, onde reencontrei as moças.
Comi ainda um bolinho (?) de aipim, que devia ter algo em torno de meio kilo ... um almoço, praticamente.
Só R$ 12,00 !!
Daí tomamos o carro e demos uma pequena parada para conhecer a linda Praia dos Padres ... espetáculo !!
Depois seguimos para a procissão marítima, que eu queria tanto assistir, comemorativa do dia de São Pedro, um dos padroeiros de Guarapari (junto com São Paulo).
Estava frio e já quase chovia, de fato !!
Mas ficamos lá, batendo os queixos ...
Dai vieram os barquinhos, o soltar dos fogos.
Tem uma imagem grandona de São Pedro, sobre um rochedo, virada para a parte litorânea da cidade, no meio de uma espécie de baia, e de onde vinham os barcos.
Um deles com a imagem de São Pedro ... emocionante.
Muita gente também participava, pessoas da igreja católica, banda de música.
Seguimos a imagem até a pequena capela, bem próxima dali .... depois seguiram (nós não) até a grande Igreja de São Pedro, bem mais distante dali.
Fomos para casa, então.
Tomei um banho, e fui descansar.
No dia seguinte, como sempre acordando cedo, saí para ali próximo, na Praia do Morro, elas ficaram dormindo.
Voltei para tomar café com elas.
Saímos depois do café da manhã com planos distintos.
Cris iria fazer compras, num supermercado de um outro bairro, e eu saí com Lit, com o fim de fazer uma bela caminhada ecológica, como que numa trilha, cortando várias praias, que eram consecutivas, umas às outras.
Passeio lindo e, olha que demais, faz parte do chamado "Passos de Anchieta", um caminho percorrido pelo padre, que liga Vitória à cidade de Anchieta, dividido em 4 dias para quem se programa percorrê-lo.
Nossa caminhada ecológica se iniciou em "Três Praias" , momentos de puro encantamento.
Chegamos até o bairro de "Perocão" .... sim , o nome é este mesmo .... pitoresco, né ?
Nem vou avisar que o nome completo é Perocão Grande ... ih, bem, melhor deixar pra lá !!
Dali encontramos a Cris e voltamos para casa para um almoço bem gostoso.
Depois fomos, eu e Cris, em direção ao Centro, passando antes num hostel de um amigo dela.
Ficou noite e ainda assim saímos para alguns lugares turísticos e interessantes.
Queríamos chegar à Praia da Fonte, mas a maré estava alta e a visibilidade, para andar sobre as rochas, bem baixa.
Só olhamos de longe.
Depois vimos a Praia dos Namorados.
Em seguida a das Castanheiras.
A Praia Preta foi a última que acessamos.
Dai fomos até a edificação do antigo hotel.
Hoje funcionam diversas atividades no lugar.
Conhecemos o "Beco da Fome" , que nem constava do roteiro turístico do mapa !!
O que mais gostei foi ver a Igreja da Matriz (a antiga) no alto de uma colina .... com a fachada toda ornada de pequenas conchas .... coisa linda demais !!
Depois voltamos para a Praia do Morro e nos arrumamos para sair para o show do The Fevers, comemorativo do Dia de São Pedro, a noite promete ...
O evento foi próximo da Praça dos Golfinhos.
Foi tudo perfeito, divertido, alegre, leve ... além de eu e Cris, Raquel , uma linda negra carioca, que mora agora por ali, e também foi.
Cantamo quase todas, dançamos e rimos ... no final do show ainda tentamos dar uma alongada no Adega, um bar-clube de rock, mas já era tarde e até eles estavam fechando ...
Fomos para casa, caminhando pela beira da praia.
No dia seguinte, meu último em Guarapari, como de costume, acordei cedo e fui até o Centro ... refazer algumas coisas que não pude ver, ontem à noite.
O dia estava, particularmente, lindo .... hoje !!
Fui até pertinho da tal "fonte" .... parte do acervo histórico, um dos mais importantes, de Guarapari. 
E fui cruzando todas aquelas lindas praias, ainda mais lindas na luz do dia, por onde passei ontem.
E logo voltei para acasa da Cris pois hoje vamos fazer trilha no Morro da Pescaria ...
O pai da Lit combinou de ir com a gente.
E fomos caminhando, por toda a extensão da Praia do Morro ... temperatura da água ... perfeita !!
A entrada do parque é de preço simbólico, somente R$ 3,00.
Tem a trilha principal que leva à Praia do Ermitão, e trilhas secundárias para outras praias, sendo a mais bonita, a de Areia Rosa ... onde tirei muitas, muitas fotos.
A vegetação é de restinga, com alguns cactos, bromélias ...
Cheguei a ver, na Praia do Ermitão, duas tartarugas marinhas.
Ventava muito, o que deu uma refrescada do calor, durante a tarde.
Acabei me perdendo do grupo ... mas depois nos reencontramos. 
Eles saíram para almoçar na beira da praia mas eu fiquei um pouco mais, foi quando desci para a Praia de Areia Rosa (foto abaixo, observando do alto das pedras).
Fui atrás deles no quiosque onde parariam para comer, mas ele não abriu hoje (soube depois) e eles foram comer, em outro local.
Resolvi  voltar ao Morra da Pescaria e subir aquela parte de ora do parque, onde tem um grande letreiro pintado com o nome Jesus ... subi até lá.
Pena o dia estar com muitas nuvens, depois de todo aquele vento, pois certamente o pôr do sol dali deve ser inesquecível.
Outras pessoas estavam ali , também aguardando o espetáculo que não aconteceu ou, pelo menos, não aconteceu como nós não queríamos.
Depois desci fui para casa da Cris, organizar minhas coisas pois partiria esta noite para minha casa ... durante a noite, indo direto para o trabalho, pela manhã.




Nenhum comentário: