sábado, 24 de março de 2018

Hum .... Penedo !!!

Fomos para Penedo via Resende, por conta do horário dos ônibus. Os que iriam direto para lá sairiam, no máximo, às 17 hs.
A empresa é a Cidade do Aço e um lugar no ônibus convencional, custa R$ 40,15.
De Resende se toma um ônibus, para Penedo, pela Viação Penedo.
O custo é de R$ 4,35 e o último sai, diariamente, às 22:15 hs.
Chegamos à Penedo, à noitinha, quase 23 hs ... e fomos buscar o Hotel Vale Verde.
Descemos bem perto, no início da Av. das Mangueiras, mas por conta da ideia que tinha do espaço, visualizando no mapa, acabamos andando mais do que o necessário, indo em direção errada.
Tudo bem, estamos passeando, e assim já deu para dar uma olhada geral na cidade .... bonitinha !!
Ela é chamada "pequena finlândia" pois foi colonizada, décadas atrás, por gente daquele país.
Colonizada é jeito de falar ... mas vieram muitas famílias finlandesas para este cantinho do centro-sul do Rio de Janeiro.
O hotel é um sonho e ainda bem estava aberto, algo do qual já havia me informado antes.
Minha irmã é associada a uma instituição que concedeu a diária pra ela e um acompanhante .... não pagamos nada.
Acima está um monumento comemorativo da chegada dos finlandeses à Penedo.
As edificações são bem no estilo dos países frios europeus, com telhados em ângulos bem inclinados, para não acumular gelo.
Mas, por mais que seja um lugar mais fresco do que a capital do Rio de Janeiro, aqui não neva.
É uma cidadezinha temática de "natal" .... afinal, a casa do bom velhinho está aqui !!
Quase não vi lojas de artesanatos, tipo imã de geladeira, canetas com o nome da cidade, coisas para por sobre a mesa (enfeites) ...
Na verdade, acho que não encontramos tais lugares pois nós  nos dedicamos, quase que exclusivamente, às aventuras de trilhas, de cachoeiras ... não sobrando muito tempo para conhecer a cidade, o centro comercial de Penedo.
Tem muitas fábricas de chocolate, restaurantes top, tem o Shopping do Papai Noel, dos Duendes !!
O que se encontra muito por aqui, e o que é o carro forte de Penedo, são as cachoeiras .... umas mais perto, outras mais distantes, e um grande rio que passa ao longo de grande parte da cidade.

A cidade tens uns dois mercadinhos (maiores), ambos na Avenida das Três Cachoeiras.
Normalmente, quando viajamos, ficamos em hostels e, tendo cozinha, preparamos nossos alimentos.

Mas desta vez, estando num hotel, não foi possível.
Porém compramos uma lasanha de quatro queijos, num outro mercadinho menor e usamos o microondas do hotel, que fica disponível no local do café da manhã, até às 22 hs, para uso dos hóspedes.

Saímos de Penedo, com a passagem já comprada, no dia anterior (R$ 37,00) direto para a Rodoviária do Novo Rio.
O ônibus parou alí perto do início da Avenida das Mangueiras, quase onde descemos ao chegar.
Não existe um terminal rodoviário, em Penedo.
Opções de passear dentro da cidade de trenzinho e de bugres, até algumas das cachoeiras, estão disponíveis ...

Foi muito bom e já estamos com várias razões para voltar à Penedo....

Muito, muito legal .... estivemos lá em março de 2018 !!