quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Centro Geodésico da América do Sul

A cidade de Cuiabá está situada na parte mais central da América do Sul, exatamente no seu centro geodésico, sendo, portanto a cidade do coração da América do Sul.
A determinação geográfica do exato local onde se situa o centro geodésico se deve ao grande oficial do Exército Brasileiro.
À sua frente estava Cândido Mariano Rondon, o marechal Rondon, que em 1909 juntamente com seu ajudante, o tenente Renato Barboza Rodrigues, através de cálculos matemáticos, geográficos e astronômicos confirmaram o local conhecido como Campo d’Ourique.
Mais tarde foi erguido por sobre o marco original um obelisco de aproximadamente 20 metros de altura todo revestido em mármore branco. 

Durante a execução desse trabalho, o Marechal Rondon sempre mandava que se colocasse marcos por onde passava, fundamentais para a localização posterior e certificação dos locais estudados.






 Desde o momento da determinação do local como centro geodésico da América do Sul, tensionou-se como forma de valorizar o local, a construção da sede do Poder Legislativo Estadual, o que veio a se concretizar somente no ano de 1972, após um acordo entre a municipalidade, dona do local, e o governo do estado para a cessão da área para a Assembléia Legislativa em troca da construção de uma sede própria para a Câmara Municipal de Cuiabá pelo governo do estado.
Essa é a causa, segundo o historiador cuiabano Marcos Pessoa, da confusão feita na atualidade com algum marco encontrado na bela Chapada dos Guimarães (onde foram colocados vários), sobre a exata localização do Centro Geodésico, mas que pode ser desfeita quaisquer dúvidas consultando o Centro Geográfico do Exército Brasileiro, bem como os trabalhos originais do Marechal Rondon.
Ele fica ao lado da Câmara Municipal de Cuiabá.
 Eu estive lá em agosto de 2013 !!
Este obelisco foi eregido de forma a preservar o marco original, o qual se encontra hoje protegido por vidros, sendo plenamente visível.

Fonte: http://www.camaracba.mt.gov.br

Nenhum comentário: