sábado, 18 de maio de 2013

Forte do Presépio

 Fundado por Francisco Caldeira de Castelo Branco no dia 12 de janeiro de 1616, o Forte do Presépio é o marco inicial da colonização da Amazônia por Portugal e que, mais tarde, daria origem à cidade de Belém.
Foi construído para conter ataques indígenas e de corsários ingleses e holandeses que rondavam a região.
 
Originalmente, o Forte consistia apenas em duas paliçadas de pau-a-pique em cujo interior foram construídas umas poucas instalações, inclusive uma capela, dedicada a Nossa Senhora das Graças.
 
 
 

Esta configuração permaneceria a mesma até ao final da rebelião tupinambá comandada por Guaimiaba em 1619 quando, avariado pelos combates, passou por sua primeira reforma.
 
Coordenada pelo capitão Ayres de Souza Chichorro, a paliçada foi reconstruída, além de ter sido confeccionado um portão de pedra para a fortaleza cujas lajes este zeloso oficial foi pessoalmente buscar, por terra, ao Maranhão.
Ao longo de quase quatro séculos de história, o Forte foi reconstruído e reformado inúmeras vezes. 
Durante o século XVII, passou por momentos de extrema decadência, ora tomado pelo mato (1668), ora com a ruína de suas muralhas e instalaçõe s (1638) ou mesmo sofrendo com a falta de munições e artilheiros (1647). 
No início do século XVIII a situação não foi muito diferente. 
Em ruínas em 1721, o rei D. João V ordenou sua restauração. Contudo, esta começaria somente em 1728, tendo como encarregado o engenheiro Carlos Varjão Rolim. 
Na segunda metade deste mesmo século, foi estabelecido em suas dependências um precário hospital militar depois transferido para uma residência particular em 1768. 

Esta, depois de reformada pelo arquiteto Antonio Landi, daria origem ao casarão onde hoje está localizado o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas.
Durante o século XIX, o Forte foi palco de importantes acontecimentos da história de Belém, como a Cabanagem (1835). 
Apesar de estar em ruínas na época da eclosão da revolta, os cabanos, conscientes de sua importância estratégica, o tomaram como um dos pontos-chave da luta. 
Profundamente deteriorado após os combates, o Forte só passaria por nova reforma de vulto no período de 1848 a 1854. 
Em 1877, por ordem do Duque de Caxias, o Ministro da Guerra, o Forte foi “desartilhado” passando a função de arsenal de guerra e enfermaria. 
Com a extinção do arsenal em 1899, o Forte ficou abandonado até ser cedido, em 1907, à companhia inglesa Port of Pará, encarregada de construir o porto de Belém.
 

Ao longo dos anos passou por várias transformações.
Restituído às autoridades militares em 20 de novembro de 1920, o Forte permaneceria sob a jurisdição do Exército Brasileiro até 2001 quando o Governo do Estado do Pará conseguiu sua alienação visando à realização da terceira etapa do Projeto Feliz Lusitânia. 
 

Desta intervenção – amparada em pesquisas históricas, arquitetônicas e arqueológicas – resultou o Museu do Forte do Presépio e sua exposição de longa duração, localizada no antigo corpo da guarda, hoje rebatizado como Museu do Encontro.
 

Atualmente abriga o Museu do Forte do Castelo de São Jorge que exibe objetos indígenas e cerâmica marajoara com foco na colonização da Amazônia. 
 

Também estão expostos fragmentos de artefatos encontrados durante as escavações realizadas para a restauração do local.
O forte é pequeno e bem simples, mas com uma belíssima vista da foz do Rio Guamá e do mercado Ver-o-peso. 
Estive lá em março de 2013 !!

Nenhum comentário: