sábado, 25 de agosto de 2012

Santa Sofia ... lindíssima !!

 Quando estive na Turquia , é claro , era enorme a vontade de conhecer esta edificação , talvez o mais significante postal do país. Amei ... é verdade !!! A Igreja de Santa Sofia domina a silhueta de Istambul , como uma poderosa cidadela. 
Durante milênio e meio , ela foi cantada e admirada como maravilha do mundo; um monumento da grande cultura humana , como até agora a humanidade não voltou a ter outro.
Para o visitante de hoje , é difícil descobrir , por trás da aparência exterior da igreja , o brilho perdido da áurea Bizâncio. 
O destino volúvel de Santa Sofia, de igreja cristã a mesquita islâmica e a museu,  atualmente , deixou atrás de si e em todos os lados os seus vestígios em forma de modificações e de coisas que lhe foram adicionadas. 
A magnífica cúpula principal , cuja clave se eleva 56 metros acima da nave do templo , é a única coisa que nada perdeu da sua graça e dignidade. 
Serviu de exemplo para a construção de numerosas mesquitas orientais e catedrais do Ocidente. 
O Imperador Constantino foi o primeiro a construir uma igreja no lugar da atual Sofia , quando em 336 , fez de Bizâncio , com o novo nome de Constantinopla , a capital do seu Império Romano do Oriente. 
Chamou-lhe "meggale ekklesia" , grande igreja. Duzentos anos mais tarde , esta igreja , e com ela a maior parte de Constantinopla , foi incendiada durante um levante contra o Imperador Justiniano (527-556). 

Justiniano reconstruiu a igreja, maior e mais bela do que nunca. Os projetos foram de Thenio de Trelles e de Isidoro de Mileto , os mais famosos arquitetos da Roma oriental. 
Mas o imperador intrometia-se nas obras freqüentemente , com conselhos e mesmo atuações. "Um anjo mostra-lhe os planos durante o sono", dizia o povo. As obras custaram 18 toneladas de ouro. 
Milhares de operários transportaram durante seis anos todas as riquezas do império oriental , o mais belo mármore , as mais magníficas colunas. As paredes eram cobertas de mosaicos de ouro. 
E Santa Sofia ("Sabedoria Divina") , quando acabada , tornou-se o santuário da cristandade oriental. Continuou a sê-lo até que os turcos, em 1453, conquistaram Constantinopla , que desde então se chama Istambul. 
Para tristeza de todo o mundo cristão , a igreja foi transformada em mesquita , o que , certamente , foi alegria para os muçulmanos. Em 1935 , o líder de Estado , Kemal Atatürk  , decretou que Santa Sofia seria um museu.

Fonte: http://www.starnews2001.com.br/santa_sofia.html

Nenhum comentário: