sábado, 9 de julho de 2011

Algumas images de Fès

A Estação de Trêm ... a Gare de Fès !!
Dentro de cada uma das estações de trêm , é reservada uma sala para que os fiéis possam fazer suas orações enquanto estão em trânsito.
Abaixo , o Jnan Sbil é um espaço arborizado entre a Antiga e a Nova Medina de Fés ... parece um jardim botânico , visto que tem diversos espécimes vegetais , devidamente identificados , inclusive com nomes em latim.
Existem pequenos chafarizes e também um grande lago ... o que deixa o clima próximo bem agradável , lembrando que Fès é distante do mar e se encontra num , vale. Foi a segunda cidade com temperaturas mais altas da viagem.O Palácio Real pode ser fotografado , com seus belíssimos portais ... mas não está aberto à visitação.
A CHOUARA é a maior e mais importante casa de tingimento de couro de Fés ... você poderá observar como os homens trabalham mergulhando as peles (principalmente de gado ovino). Os tanques tem substância líquida com cores diversas , de acordo com a demanda (diga-se de passagem , trabalho insalubre por conta dos materiais usados).
O Mausoléu de Sidi Tijani é bem harmonioso , com seu minarete verde escuro.
Um capricho com o qual nos deparamos poucas vezes.
A outra parte da edificação é toda ornada com detalhes em madeira. E olha que primor as luminárias que completam o conjunto !!!
Está fechada para visitação mas , só de observá-la de fora , já vale a visita !!
A Mesquita de Qouaraliniye compete com a Medersa Bouananiya , também em Fès , o título de universidade mais antiga do mundo , estando então , à frente de países como Inglaterra e Egito , conhecidamente polos antigos de cultura e formação.
Placa que identifica e divulga informações sobre os pontos turisticos e-ou de interesse ... dentro da Medina de Fès. Este aí é da Mosquée Qouaraliniye.
Pátio central e local de ablução (higiêne para oração) da Mesquita de Qouaraliniye.
A visitação é proibida para quem não é muçulmano !!!
Praça de Boujloud é a maior dentro da Medina de Fès ... aqui ao início de cada tarde , acontece uma feira na qual se encontra calçados , roupas , alimentos , etc.
Entrar medina afora e se perder , é uma experiência inesquecível. Só eu , me perdi umas cinco vezes ... tem gente , acredite , que nem arrisca ... a Medina de Fés é gigantesca ...
Na medina tem ruas , ruelas , becos , arcos. Passa carrinho à tração humana , puxados por burrinhos , bicicletas , motos ... só estando lá pra saber do que eu estou falando !!!

Bab Boujoud , a porta Bouloud é a que fica mais à oeste da Medina de Fès. É uma belíssima construção em cerâmica azul sobre base branca , três portais. Na foto , observa-se a Medersa Bouananiya entre o arco central. É o destino final de uma das rotas turisticas da medina.
Medersa Bouananiya compete com a Mesquita Qouaraliniye ,o título de universidade mais antiga do mundo ... rivalidade que sobrevive aos séculos.
Detalhe em madeira da edificação da Medersa Bouananiya ... muito bonita mesmo!
Museu Nejjarine é renomado pela quantidade de trabalhos realizados em madeira.
Placa encontrada na entrada do Meuseu Nejjarine.
A bela Fonte Nejjarine fica ao lado do museu de mesmo nome. A velhinha aproveita a quantidade de turista para ganhar seu dia.
Muralhas que circundam a medina , observadas da Praça Boujloud.
Medersa Seffarine ... parece que o local está abandonado. Não abre para visitação e fica na Praça de mesmo nome.
A barulhenta Praça Seffarine ... lá homens trabalham desamassando grandes tonéis , bacias , panelas e vasilhames de diversos tamanhos. É interessante parar por lá uns 10 minutos e ficar só observando seu trabalho !!
Biblioteca de Seffarine , como a medersa , fica na praça de mesmo nome.

Nenhum comentário: