quinta-feira, 23 de junho de 2011

Rabat ... a capital do Marrocos !!


Rabat é a capital do Marrocos , todo mundo sabe.

O que chama a atenção é que , mesmo sendo a principal cidade do país , ela mantem aquele mistério típico de países orientais , mesmo com toda seriedade com que deve ser tratada uma capital.

As crianças brincam nas praças no final da tarde e à noitinha , com suas bolas oloridas e ao sabor de pipocas , muitas vezes ao som de algum derbake (o músico) , que esteja aguardando o transporte.

O Mausoléu de Mohammed V , uma das principais atrações da cidade , é o mausoléu do atual Rei do Marrocos e isto eu só soube aqui.

A brisa do mar torna o clima quente do final da primavera e do verão mais ameno e eles , os árabes , frequentam muito as praias de Rabat e da sua vizinha e gêmea , cidade de Salé.
A medina impõe seu respeito , a Kasbah dos Oudayas e suas ruelas pintadas de azul a branco , desconhecem a gravidade de pertencer a à cidade que decide o destino do Marrocos.
O clima pra mim tem sido especialmente agradável pois vim de Marrakech , cuja temperatura chegou a 51C. O problema não era o calor , em si , mas a continentalidade , a distancia com rios e oceano ,que o torna seco.
E muita gente nas ruas todo o tempo.
E se você quiser ainda poderá visitar o Palácio Real e toda a riqueza que ele ostenta.Tem controle de passaporte na entrada , às vezes eles retem seu passaporte até a saída.Outras , como foi no meu caso , só olharam e me devolveram na hora.É que quando você visita o Marrocos , você ganha um número no passaporte , como uma identidade e , para tudo ela será solicitado , até para ficar num hotel.

Os marroquinos (homens) são bem dados e abordam as mulheres todo o tempo , não sei com as muçulmanas , mas comigo , ocidental e visitante , aconteceu todo o tempo.
Isso é um pouco chato pois o objetivo da visita não é romântico , pelo menos no meu caso.
Você precisa ficar dando justificativa para não sem acompanhada , seguida , quando só deseja tirar algumas fotos de um monumento ou algo que despertou interesse , somente.
Só quer andar livremente pela medina , pelas ruas , sentar-se um pouco para descansar ... estar sozinha ( e isso é difícil para os marroquinos entenderem ) não significa estar disponível.

Um comentário:

Viagens marrocos disse...

"Grande artigo e óptimo blog! Deixe aproveitar este seu espaço de comentários para apresentar Viagens em Marrocos. Somos uma equipa de especialistas em turismo por todo Marrocos. Planeamos viagens de sonho em Marrocos, passando por deserto, cidades, montanhas e oásis de uma beleza incrível. O nosso site é http://www.viagens-em-marrocos.com, e aí pode ver mais detalhes e ideias. Se estás a pensar em Marrocos, vem experimentar um dos nossos veículos 4x4 e conhecer os segredos mais escondidos. Obrigado. Omar"