sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Green Tour da Capadócia

Green tour é uma pequena excursão , um passeio num grupo de no máximo 12 pessoas e com valor médio de 70 liras turcas. A taxa inclui o transporte num micro-ônibus novo e bem confortável (c/ar condicionado) , guias com idioma alternativo em inglês , almoço e tickets de ingresso para todos os museus e sítios de interesse turistico.É necessário reservar um dia inteiro para realizar o Green Tour.

O Programa do Passei Verde é:
* Uchisar Castle
* Derinkuyu Underground
* Ihlara Valley
* Belisirma Village
* Selime Manastery

A equipe contratado nos pega às 09:30 hs no hotel e de lá seguimos para visita ao Vale dos Pombos ou Pigeon Valley, do qual teremos uma vista panorâmica de todo o vale , que vai até a cidade de Uchisar. O vale tem este nome pois os pombos cavaram , ao longo de muito tempo , nas paredes formadas de material vulcânico , buracos para viverem ... na verdade , um grande pombal. Ainda hoje pombos habitam tais buracos.
Passamos rapidamente por Uchisar , nem deu para parar e tira foto do castelo !!!
Seguimos para a cidade subterrânea de Derinkuyu , a maior e mais profunda cidade na Capadócia. Foi um refúgio para populações cristãs que quando se sentiam ameaçadas , entravam buraco abaixo. Chegavam a ficar por meses nestas cidades.



Lá havia lugar para cozinhar , dormir , confissionário , até nave de igreja eles construíram ( e em formato de cruz !!).

As passagens são estreitas e quase que completamente escuras. Muitas da vezes só passa uma pessoa de cada vez , num subir e descer de escadas. E é frio , muito frio lá dentro. Foi um trabalho tão bem elaborado que a construção completa está dividida em 8 níveis , como se fossem 8 andares. A guia disse que , o que visitamos corresponde somente a 30% do sítio total.
A outra parte , maior , não está aberto por conta de pesquisas e escavações.
Já o Ilhara Valley ou o vale do Rio Ilhara é o maior o mais profundo e mais distante cânion da Capadócia. Uma maravilha de lugar , um paraiso de belezas naturais e rochas.

Tem algumas capelas escavadas nas rochas , algo típico da Capadócia . O passeio é feito a pé e caminhamos por cerca de três quilômetros às margens do Rio Ilhara. O canto dos pássaros ao redor ... os paredões de pedra ao redor. Paramos em Belirsima para o almoço (almoçamos no restaurante Aslan) , delicioso por sinal.

Algumas das mesinhas estavam montadas em "ilhas" no meio do rio ...

Ao término do passeio em Ilhara , cujo cânion chegou a ser utilizado como cenário da trilogia de filmes "GUERRAS NAS ESTRELAS" , seguimos para Selime.
E Selime subimos para o monastério ... espetacular o que se encontra por lá , a organização dos espaços para as necessidades dos que lá habitavam.


Controle de entrada do sítio arqueológico de Selime.

Podemos identificar os diversos cômodos do mosteiro , como cozinha , sala para refeições , dormitórios , lugar de oração , etc.

Fora a tranquilidade impressionante do lugar !!!

Um lugar mesmo para meditar.

O passeio termina às 17:30 horas. Por volta das 18:30 horas a equipe do passeio nos desembarca no hotel ... recomendo , foi o máximo ter feito este passeio !!!

Nenhum comentário: