quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Capadócia .. um passeio de balão

Existem diversos passeios para se fazer na região da Capadócia , parte central da Turquia , por exemplo , os chamado BLUE / RED / GREEN Tour ... porém , é também lá que se abre a possibilidade de fazer algo bem diferente para a maioria de nós , simples mortais ... o passeio de balão de ar quente.

É preciso acordar bem cedinho (entre 04:30 e 05:00 hs) pois , nós passageiros , participaremos de todo o processo , o enchimento do balão , inclusive. Então a equipe que escolhemos , dentre diversas em Göreme , nos busca bem cedinho no hotel. Eles nos trazem de volta também.

O enchimento do balão leva em média uns 30 minutos e , já no grande parque onde outros balões também estão sendo preparados , aproveitamos para tirar umas fotos.

A manhã no deserto é muito fria e esquentar as mãos nestes latões conforta bastante. A equipe contatada nos ofertou um delicioso café da manhã , com biscoitos , café e "çay" (chá).
Cada metro que o balão sobe , revela as belezas da geografia e dos demais balões já suspensos. Um festival de cores , texturas , clics fotográficos. Parece que estamos sobre solo lunar !!!

Foi uma experiência muito especial que tive. Passei uns três meses amadurecendo a idéia de subir num balão. Confesso que por muito pouco não eu encarei o desafio , mas é bem seguro e teria coragem de fazê-lo novamente.

Lá de baixo você tem imagem espetaculares do Deserto de Göreme , das formações rochosas mas , daqui de cima ... não tenho nem palavras !!!

Um espetáculo !!! Algo que a gente não vê todos os dias !!!

Momento brindado com um belo amanhecer ... e o sol estava especialmente majestoso naquela manhã de outono.

Impossível esquecer as paisagens propiciadas com o passeio de balão , eu recomendo pra quem passar por lá , passar por esta experiência.

Aos que se aventuraram , um brinde com champanha e certificado de participação no vôo.

Estes passeios custam entre 150 e 200 Euros , por pessoa , e duram de 30 minutos até uma hora. É claro que dependem também das condições do tempo , principalmente dos ventos , mas no Deserto , normalmente , a situação climática é bem estável.
É necessário procurar empresas conhecidas e indicadas por quem já fez , até por razões de segurança. Os hotéis , normalmente , tem acordo com alguma ou algumas delas e poderão tirar qualquer dúvida.

Nenhum comentário: