sábado, 31 de janeiro de 2009

Israel

Minha primeira vez na Ásia e no Oriente Médio foi em ISRAEL. É valido lembrar que no ano de 2008 , quando estive lá , o Estado de Israel comemorou seu 60ºaniversário.


O ônibus que saiu de Eilat com destino a Jerusalem fez uma parada após aproximadamente duas horas (foto acima), para a galera esticar as pernas e comer alguma coisa. Não era de se estranhar : deserto de um lado e deserto de outro!!!


Uma das minhas maiores expectativas era conhecer o Muro das Lamentações. Uma revista básica na entrada, com detector de metais e questionamento da origem do visitante. Quando eu disse que era brasileira , o cara da revista respirou aliviado e ainda fez piadinha com o nosso futebol.



É claro que não poderia deixar de depositar os pedidos feitos pelo povo do Brasil nas frestas entre as pedras do Muro das Lamentações. Dizem que por ser um lugar sagrado, existe possibilidade , ainda maior , de serem atendidos. É um lugar fabuloso, realmente!!


Subindo para a Fortaleza de Massada pela "snake pit" (caminhando morro acima por 40 minutos) .É possível subir através do teleférico mais rápido , mas sem "glamour". Este sítio arqueológico fica no deserto da Judéia , num caminho que leva ao que foi Sodoma (cidade bíblica) no passado.

Parada para descanso na em parte de muralha da Fortaleza de Massada (foto acima), o último ponto de resistência dos judeus ante o domínio do Império Romano. Tem tudo lá , de sinagoga a cisterna. Diz a história que muitos preferiram à morte ao se submeterem aos romanos e pularam lá de cima, do seu topo. Tem se vista do Mar Morto de quase todos os espaços de Massada.

Numa das ruelas da Old City of Jerusalem. As escadarias , as pedras , os arcos ... aquele povo inacreditavelmente amigável e gentil. E nós que só ouvimos falar da violência e da guerra naquele lugar. Eu levaria uma vida inteira para dar conta de conhecer tudo isso !!

A Capela Dominus Flevit (que em latim é o mesmo que : o Senhor chorou) construída em 1955 , está perto do sítio onde os pelegrinos medievais identificaram como o lugar onde Cristo chorou pela cidade. Se localiza na subida do Monte das Oliveiras.

Vista geral da cidade velha de Jerusalém, à partir do Monte das Oliveiras. Destaque para o Domo da Colina (o 3º lugar mais sagrado para os muçulmanos) e a muralha que circunda a cidade. Logo abaixo do lugar onde estou , está o Cemitério Judeu. É uma vista de tirar o fôlego!!



O Horto do Gethsêmani é considerado o local onde Judas Escariótes traiu Jesus Cristo com um beijo. Fica bem na base do Monte das Oliveiras , em Jerusalém , e onde está a Igreja do Gethsêmani.

Igreja de Maria Madalena. Local onde , acredita-se , Maria Madalena , companhia de Jesus e seus apóstolos , faleceu.

No Monte das Oliveiras ... muitas , muitas , muitas...oliveiras. Cheguei a provar seu fruto , a oliva...uhhh , de arrepiar (horrrrrrrrrível...mesmo)!!

A Capela da Ascensão é o local de onde Jesus , ressucitado, toca a terra pela última vez e vai para o lado de seu Pai. Lá dentro tem uma marca de seu pé (uma pegada) numa pedra.


A Igreja do Santo Sepulcro é considerada o lugar mais sagrado para os cristãos , pois foi lá que aconteceram as cinco últimas, das 14 passagens da Via Sacra ou Via Dolorosa , dentre elas a crucificação e o sepultamento.


Pedra da Unção, dentro da Igreja do santo sepulcro , onde Jesus , ao ser retirado da cruz é untado e embalsamado. De lá , já envolto no santo sudário , foi levado à gruta do sepultamento , doada por José de Arimatéia.


Por todo estado de Israel ... bandeiras de Israel (claro!) com a bela estrela de Davi , patriarca do Judaísmo , no centro.


Soldados israelenses armados descem do ônibus no qual eu estava. São como os espartanos dos tempos modernos , já nascem preparados para a guerra. Armados (sempre) e muitos usando o kipar. E isso ainda com 15 , 16 anos de idade!!!


Estou em Eilat , fronteira com o Egito. Estou me preparando para retornar ao Cairo , depois de dias inesquecíveis na Terra Santa. Vou sentir saudades disso aqui!!

O Mar Vermelho , palco de acontecimentos bíblicos de altíssima relevância. A água é limpa e cristalina. Ao fundo observa-se a Jordânia. Pena não dar para ver a bandeira palestina que existia ao fundo.

Última foto em Israel (Eilat) , a alguns passos de cruzar a fronteira com Taba (Egito). Concorda comigo que a escrita hebraica é belíssima e "complicadinha"...assim como eu!!!

2 comentários:

Rê Furtado disse...

conhecer Israel , pra mim so por foto mesmo . Parabens pela tua coragem!

Spring Flowers disse...

Congratulations!
Really,a beautiful place!
Goog weekend for you.