segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Inesquecível CUBA!!!


Fábrica de charutos em Caimito, nos arredores de Havana. Pode-se acompanhar todo o processo , desde a escolha "de las hojas" ate o teste de qualidade e a embalagem. Os charutos cubanos são, sem dúvida, os melhores do mundo. Essa famosa tradição de Cuba existe antes mesmo da chegada de Cristóvão Colombo à ilha, em 1492. A origem do tabaco é, provavelmente, da Península de Yucatan, no México. Os nativos utilizavam o fumo em rituais e cerimônias, costume que depois se espalhou pelas Américas.




A Universidade de Havana completou no dia 05 de janeiro de 2008, 280 anos de fundada, imersa nas transformações educacionais desenvolvidas por Cuba desde 2000 e com muita projeção de futuro. Na foto estou em frente a Faculdade de Direito. Os alunos estavam , praticamente , em férias pois era mês de janeiro.


São várias as atividades culturais e turísticas vividas em Cuba como brigadista, durante os 15 dias de permanência en "La Isla".
Mas, certamente, descrevê-las uma a uma, não retrataria o impacto que é viver essa experiência absolutamente revolucionária de pertencer a delegação do Brasil no solo cubano em uma Brigada de Trabalho Voluntário.Pois, ser um brigadista , é se fazer presente em solidariedade, em fraternidade, em comunhão com as dificuldades e o esforço para superá-las durante as manhãs de trabalho nos "labores agrícolas". É fazer amigos queridos entre os companheiros das delegações dos outros tantos países que lá estão a compartilhar essa vivência.

A experiência em Cuba foi diferente de tudo o que fiz em viagens antes. Nenhum mendigo, ninguém catando lixo pra comer,nenhuma criança fora da escola, hospitais bem aparelhados. Fomos lá como voluntários... é isso mesmo...fomos para trabalhar , ajudar a consolidar ainda mais a revolução de 1959. Enxada , serrote , facão na mão e seguiamos , felizes , para o laranjal.
Duas semanas de aprendizado na valorização do é saber compartilhar.

Nenhum comentário: