sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

"O Egito é uma dádiva do Nilo." (Heródoto)

Imhotep, o arquiteto de Djoser foi o responsável pela construção da Pirâmide de Saqqara. Fotografia (abaixo) tirada dentro do Museu de Imhotep no sítio arqueológico de Saqqara.
















Nos museus do Egito encontra-se sempre : peças em ouro , cerâmica , madeira ,nas mais diversas formas. Escultura dos deuses , às vezes na forma humana , às vezes na forma animal e até híbrida . Amuletos diversos (nem preciso falar da quantidade de escaravelhos, né?) , múmias famosas , outras nem tanto. Vasos canopos onde se depositavam os orgãos/fluidos vitais do mumificado. Sarcófagos das diversas dinastias , muitos ricamente adornados em desenhos. Pirâmides em metal , em pedra , de diversos tamanhos. Agora , de todas as coisas que vi dentro dos diversos museus egípcios , a que mais chamou minha atenção foram as "múmias fakes"...é isso mesmo, "múmias fakes" o que nos remete a falsas ou impostoras. Conta-se que , no ritual de pedido a um deus e na ausência de algo a ser sacrificado , como um animal , por exemplo , o sacerdote recorria a um pedaço de osso (vi o fêmur de boi) ou a um galho de árvore . Fazia a mumificação do tal objeto como se fosse , um gato , um falcão ou um crocodilo em oferenda. Chega a ser engraçado olhar as imagens radiografadas destas múmias , mostrando o que realmente há no seu interior...mas o que vale é a intenção...certamente o deus solicitado atendeu ao pedido!!

Casas Pedro (SAARA) do centro do Rio de Janeiro? Não , comércio de sementes , condimentos e outros no Cairo. Os egípcios comem grãos o tempo todo. Tem grão e semente que eu nunca vi nem saberia identificar ... são comidos torrados/tostados. Grão de bico é bem popular por lá. É inacreditável a habilidade que aquele povo tem em descascar as sementes e grãos com os dentes , a rapidez com que fazem isso. Não ficariam devendo nada a uma arara ou papagaio no mesmo ofício. Não sei se nós , exceção aos índios , se aperfeiçoariam a tal ponto. Eu me aventurei a provar e até que é bom!! Uma vez ou utra até que daria. Na Grécia , eles também tem este costume de comer grãos e sementes. Você os pode saborear , escolhendo dentro de grande variedade , comprando-os em saquinhos de papel , como se fossem nossas pipocas , mas claro , em quantidade menor.

Nas ruas do Cairo, preferi usar o véu nos primeiros dias. Depois,dada a segurança que senti, resolvi ficar "ocidental" novamente. Na foto estou na Ilha de Zameleck com a Torre do Cairo ao fundo. O Egito é um lugar para se visitar muitas e muitas vezes, ainda porque não é um lugar caro para os brasileiros. Só para se ter uma idéia: de Albergue da Juventude se paga por dia uma média de somente R$12,00 e com café da manhã incluído:Chá,pãozinho,geléia,queijinho!! Hum!!









Taba é cidade egípcia fronteira com Eilat (Israel). Tem até museu , belos jardins , dromedários pastando... That's a amazing place!!












Já em Taba é permitido chegar bem pertinho dos dromedários (os camelos têm duas corcovas) que ficam por lá , pastando, na foto ao lado.
Foi um dos amanheceres mais bonito que já presenciei...parar no meio do deserto numa estrada sem qualquer iluminação. Algo que não desejo a ninguém , mas daí a possibilidade de ter tal e maravilhosa visão...e em pleno Sinai!!

Amanhecer na Península do Sinai , parte asiática do Egito, a caminho de Israel. Foto acima.
Vocês acreditam que o ônibus quebrou e ficamos por quatro horas no meio do nada , areia e pedra de um lado, areia e pedra de outro com um frio "danado", aguardando socorro para continuar a viagem? Só no Egito mesmo!! Esta península tem o nome árabe de de "Shibh Jazirat Sina" e liga os continentes asiático e africano. Às vezes indicada como parte da Ásia, às vezes , como África já que , atualmente , faz parte do Egito. É uma região árida com cerca de 385km de norte a sul e 210km de leste a oeste. A Península foi ocupada por Israel de 1967 a 1982, quando foi devolvida ao Egito. O Monte Sinai (é um pico de granito com 2.285m de altura) mais ao sul da península e a ele é atribuído o local onde Moisés recebeu de Deus as Tábuas do 10 Mandamentos.



O Museu do Cairo actual, inaugurado em 1902, é um edifício de dois andares, situado no centro da cidade e embelezado por um pequeno jardim adornado com epígrafes e esculturas antigas. O primeiro andar alberga em grande parte o espólio funerário de Tutankhamon: a máscara e os sarcófagos de ouro, as jóias, o trono em ouro, o vasilhame de alabastro e o mobiliário. Dizem que a maior parte das riquezas encontradas com os faraós , está devidamente guardada pelo governo egípcio , sem que seja cogitado , sequer , expô-las. É muito...muito ouro mesmo!!
Nas salas do Museu do Cairo resplandecem intactos os ouros e mitos do antigo Egipto. Uma pena não ter fotografado nada dentro do museu pois é proibido. Fica um guarda volume do lado de fora onde você deve deixar câmeras fotográficas, filmadoras , celulares. Mas eu não sabia como o coisa funcionava...turista!! Lá entro a irregularidade "corria solta" e muita gente entrava com câmera escondida e fotografava até com o celular. Dei "molinho", mas pelo menos respeitei as regras propostas. Com se eu já não soubesse que nada funciona no Egito. O mais importante é que as imagens ficaram gravadas na minha mente!! E é mesmo daqui do museu que parece difundir-se e pairar ainda sobre toda a cidade do Cairo a aura solene e um pouco misteriosa da esplêndida era dos Faraós.
É uma prova de como, ao fim de milênios, esta estupenda civilização soube manter inalterados o seu fascínio e a sua capacidade de sugestão.


A mais importante mesquita do Cairo é a Al Azhar. A Univerdade de Al-Azhar (الأزهر الشريف, em árabe) está localizada na capital egípcia bem próxima ao mercado Khan el Khalili e, além de mesquita é uma universidade. Foi fundada como escola de teologia na dinastia dos Fatímidas, em 988, sendo a segunda mais antiga universidade do mundo. A universidade mais antiga do mundo , ainda funcionando , é a de Karueein , Marrocos , fundada em 859.




Fonte: Wikipédia

7 comentários:

Lu disse...

Olá Andreia,
Gosto sim do seu blog, preciso ainda de mais tempo para me debruçar nele,estive fora, mas do que li e vi gostei muito, foi muito simpático ser o meu 1º seguidor e sabe que acho o cabeçalho do seu blog LIIINDO...Também já estive em Israel, voltaremos a falar,sim...
Beijinhos
Lu

cristinasiqueira disse...

Oi Andréia,

Legal!!!!Viajei na sua viagem.
Adoro viajar e viver lugares como se fosse do lugar.Sou de sair andando e pelo caminho vou escrevendo,escrevendo,escrevendo...
O roteiro do seu blog é bem gostoso de compartilhar.

Até mais,
Cris

Klauss Oakland disse...

nunca ouvi falar: múmias fakes?

Ronaldo Rossi disse...

oi Andrea, primeiro lugar obrigado pela visita ao blog e em segundo parabéns pelo seu e pelas fotos no egito, muito sucesso, Ronaldo

Spring Flowers disse...

so at really
did exist someone called Imhotep?
incredible

Rê Furtado disse...

Voce foi so? Como eh a vida da mulher num lugar como esse?

Spring Flowers disse...

Congratulations!
Really,a beautiful place!
Goog weekend for you.