sexta-feira, 12 de dezembro de 2008


DIARIO DA VIAGEM: 2008



04/11-Cheguei a Atenas.



05/11-Fui ao Parlamento Grego ver a troca da guarda.



06/11-Subi a Acrópole para ver o Parthenon e a cidade lá de cima.

07/11-Passei o dia todo no Museu Arqueológico Nacional...lindo!!

08/11-Fui a Bibliot.Nacional,a Academia,Universidade de Atenas,Jardim Real,Casa Presidencial,o Panathinaikon Stadium.

09/11-Parti da Grécia as 12hs. Cheguei ao Egito as 14hs. Já desci do avião de lenço na cabeça para segurança própria. Peguei um ônibus que me levaria a Down Town (Praça Tahrir) onde se localizava meu albergue .


10/11-Passei o dia no Museu Nacional do Cairo.

A maior expectativa era conhecer a máscara mortuária de Tutankhamon e outros tesouros, encontrados dentro de seu túmulo . Tudo estava lá amplamente guardado pela guarda egípcia , com exceçaõ do próprio TUT , que permaneceu no Vale dos Reis.







11/11-Atravessei o Rio Nilo de ponta a ponta!!! Simplesmente majestoso. Fui a várias mesquitas (são mais de mil só no Cairo) e conheci a Residência Presidencial.


12/11-Fui ao maior mercado popular da cidade o Khan el Khalili (1000 x maior q o nosso SAARA) e conheci principal mesquita da cidade El Azhar.

A negociação faz parte do processo de compra e venda no Egito...comprar no primeiro lugar é "furada", pois você pode encontrar o mesmo artigo 10, 20 vezes mais barato numa esquina próxima. Você ficaria revoltado, claro. Mas cuidado!
Falar pra um egipcio que "não quer comprar" é o mesmo que dizer "quero compra agora". Eles não te deixam. Até te seguram para não sair da loja.
E é verdade!!
Um egípcio bem jovem sugeriu que eu o beijasse para poder levar um produto de graça, sem pagar nadinha. Ah...eu mereço isso?

13/11-Conheci a mais famosa pirâmide(Queops),a mais antiga construção em pedra do mundo (Pirâmide de Saqqara)e a primeira capital egípcia (Memphis).Nada mal para um dia só, né?

14/11-Hoje é feriado pros muçulmanos (6ºfeira). A cidade estava vazia,vazia e o comércio fechado. Resolvi ficar no albergue escrevendo meu diário e analisando as fotos tiradas.

15/11-Parto às 22hs do Cairo p/ Taba, litoral do Mar Vermelho.

16/11-Cheguei a Eilat (Israel) , tomei um ônibus para Jerusalem (6hs de viagem). Deu para ver a Jordânia , ao longe , o Mar Morto, de pertinho.


17/11-Fui a Cidade Velha e comecei a Via Sacra ao reverso visto que a primeira coisa de conheci foi a Igreja do Santo Sepulcro, onde se passam as últimas estações da Via Sacra. Acredita-se que o corpo de Jesus Cristo foi deitado nesta pedra logo após ser retirado da cruz. os fiéis oram , beijam e depositam objetos sobre a pedra para que sejam abençoados.
Ela fica dentro da Igreja do Santo Sepulcro no local conhecido como Gólgota ou o Calvário.




18/11-Fui à Massada em algum lugar entre o que foi Sodoma e Ein Gedi. Se caracterizapor ser um monte que se ergue, imponentemente isolado, no Deserto da Judéia. Localizado na costa ocidental do Mar Morto, que é o ponto mais baixo sobre a face da Terra (416metros abaixo do nível do mar) e uma das regiões mais desoladas de nosso planeta. Massada é um local de severa e majestosa beleza. É também o cenário de um dos mais dramáticos episódios da história. Há dezenove séculos atrás, sobre esta árida chapada, um grupo de combatentes em prol da liberdade, que se erguera contra a velha e poderosa Roma, preferiu matar-se para não ter que se submeter ao julgo do opressor.


19/11-Caminhei a Via Sacra,vi o Domo do Monte,subi o Monte das Oliveiras,conheci o Horto de Getsemani,o local da ascensão de Cristo,local onde Maria (mãe de Jesus) adormeceu p/a eternidade, a Igreja de Maria Madalena...Ufffa!!!!!Hoje foi um dos dias + carregados de aprendizagens!!!!







20/11-Apesar do clima tenso, Eilat (sul de Israel e fronteira c/a Jordânia e Egito), é considerada uma cidade segura. Me despeço da Ásia em algumas horas. Tirei umas fotos em Eilat, inclusive algumas no transparente Mar Vermelho (Khalil al Aqadah). Chegarei ao Cairo às 18:30hs.







21/11-Fui a Ilha de Zamalek.Voltei ao Museu do Cairo para tirar as fotos ,agora, sem o lenço pois já me senti segura por estar aqui. Andei um pouco pela cidade,vazia,por causa do feriado.









22/11-Fiz compras (Khan El Khalili) ... não pude resistir. Comprei lembrancinhas pro pessoal de casa , para a minha equipe do trabalho , meus supervisores , colegas e outros amigos. trouxe uma verdadeira cáfila além de terra e pedrinhas de todo lugar.

23/11-Conheci a Igreja Católica Cordi Jesu e uma Igreja Copta. Últimas coisas a serem resolvidas antes de sair do Egito. Fui pro Aeroporto as 20 hs pois o vôo parte às 03:45hs para Grécia /Atenas.

24/11-Saí do Egito e cheguei a Grécia as 05:45 hs. Pela primeira vez , e depois de temperaturas tão amenas , a chuva e um frio de 10 ºC. Fui pro albergue e mesmo sem dormir segui para Delfos mais ao norte da Grécia (3 hs de Atenas) para conhecer o Templo de Apolo.





25/11-Hoje conheci a ruína Ágora Reconstituida , Museu da Ágora , Templo de Hefaístos , além da Galeria Nacional.

A antiga Ágora, situada ao sul da Acrópole, era uma praça repleta de colunatas, templos e outras construções. As principais ruas cruzavam a ágora, de modo que a partir de seu meio, onde se encontrava o altar dos 12 deuses, as distâncias eram calculadas. Nos pórticos da ágora os atenienses discutiam política, faziam negócios e ouviam filosofia. Sócrates, Zenon e Diógenes lá difundiram suas idéias. Foi nesse local que anos mais tarde, por volta do ano 50 de nossa era, o apóstolo Pedro procurou difundir o cristianismo.
Na foto acima , estou admirando um mosáico exposto no Museu da Ágora.

26/11-Hoje fui pouco mais distante!! Cape Sounion fica ao sul de Atenas (2hs p/ir e 2hs p/voltar)e em seu sítio se encontra o Templo de Posseidon com vista direta para o Mar Egeu, num precipício (194 m).


27/11-Fui às ruínas da Biblioteca de Adriano, a Keramikos (o mais cemitério da antiguidade) e ao Templo de Zeus Olímpico de onde temos diversos ângulos da Acrópole e do Partenon em Atenas. A tarde fui a antiga Corintos e Acrocorintos , na península do Peloponeso.
Corinto foi uma das mais florescentes cidades gregas da antigüidade clássica, tendo sido autônoma e soberana durante o período arcaico da história da Grécia, tendo experimentado notável desenvolvimento comercial devido à sua localização, trazendo benefícios sobre as artes (famosos vasos de cerâmica) e a cultura de um modo geral, bem como a acumulação de riquezas pela aristocracia local. Corinto tinha um local chamado Acrocorinto onde ficava um templo da deusa Afrodite com cerca de mil prostitutas cultuais, sendo muito comum a prática de orgias. Com as escavações foram descobertos muitos vestígios monumentos greco-romanos.


28/11-Meu vôo parte às 07Hs de Atenas e chega às 20Hs no Rio.




Amanhã...quem sabe?

Um comentário:

Spring Flowers disse...

do you believe in me
i have 34 diaries of the places that i knew?