domingo, 17 de junho de 2018

Vamos subir a serra ?

Mais uma aventura .... afinal quem é mochieliro, não sossega nunca !!
Já tinha planos de conhecer a seera fluminense, não não entendo bom por que demorou tnato, nem é tão longe assim ....
E fui para Nova Friburgo  ... de ônibus , algo em torno de R$ 47,00 (de ida) e R$ 45,00 (de volta) pela Viação 1001.
Duração de umas 3 horas, saindo da Rodoviária Novo Rio.
E o mais legal e que me programei de  visitar a cidade serrana no mês de seu aniversário, maio !!
Nova Friburgo completa seu bicentenário no dia 16.
Claro que esta dica preciosa foi me dada por meu simpático e receptivo anfitrião, um habitante de Friburgo, a qual aceitei prontamente.
Chegado o dia, deixei o trabalho e fui direto para a rodoviária.
Passagem de ida já comprada, o ônibus saiu com atraso e o pior, é que o motorista, quando em local de embarque e desembarque (alguns terminais rodoviários), descia do veículo e ia fumar, conversar com seus pares...
A questão é que estávamos atrasados e eu , preocupada, pois chegaria à noite.
Tinha anotado os dados de meu cartão de crédito, para alguma eventualidade, como colocar créditos no meu telefone móvel e permitir algum tipo de comunicação, mas não anotei a data de validade do cartão e houve recusa em autorizar o processo. 
Não levei o cartão pois ele ainda não estava na melhor data para compras ... era só para uma emergência mesmo !!




 No dia seguinte começamos a aventura nos "jardins do Nêgo" ... o atelier do artista fica na Estrada Teresópolis-Friburgo.
O jardim é criado e mantido por Geraldo Simplício, conhecido como Nego. 
O artista veio do estado do Ceará e mora sozinho no local a mais de 30 anos. Atualmente, são 17 esculturas feitas de barro.
Depois, visita a Casa Suíça, que abriga uma importante queijaria da cidade, o Museu e Memorial do Colonizador ... além da XVIII Feira de Carros Usados, comemorativa dos 200 anos de Nova Friburgo.


Depois, ainda, parada no Apiário e Museu do Mel, mas não entrei no museu pois é visita guiada e demorava um pouquinho ....

Com fome ? 
Vá almoçar num simpático restaurante de sel-service, chamado Dona Mariquinha, onde se encontra uma variedade bem grande de alimentos .... eu ainda tomei uma coca-cola. 
Já não tinha espaço nem mais para uma azeitona ... credo !!
Depois de me recuperar um pouco, decidi ir passear no teleférico de Nova Friburgo.



 Não podia ir de imediato ou iria vomitar, lá de cima, que coisa mais feia ... com um monte de gente passeando ... definitivamente, NÂO !!
Fui e comprei ingresso para ir,além da primeira etapa, onde está o "bowling", até o Morro da Cruz .... valor de R$ 40,00.
Voltei para a casa de meu anfitrião, que já estava lá.
Nos recolhemos, não tão tarde, pois amanhã (domingo) ele terá de ir a Casimiro de Abreu e eu irei com ele, para conhecer a estrada que liga a serra à Região dos Lagos.
Ele me disse que a Serramar é uma estrada bem bonita, me animei de ir.
E assim , no dia seguinte fomos pra Casemiro .... passamos por Lumiar, pela entrada para São Pedro da Serra ... muto bonito, muitas montanhas ...
Depois de Casemiro, na volta, passamos numa localidade próxima ao "Encontro das Águas" .... onde o Rio Macaé encontra o Rio Bonito. 
Ele parou o carro lá e depois seguimos pra linda Toca da Onça, onde encontramos a pousada da maria (uma amiga dele) e pudemos almoçar.
Depois de comer e brincar com os cães  Tico e Teco .... uma visita à chamada "prainha", coisa mais linda da Toca da Onça ... fiz umas 50 fotos, somente lá !!
Na volta, paramos no vilarejo de Lumiar .... que coisa essa tal Lumiar !!
O centro da cidade é pequenininho e charmoso ... tem uma praça com coreto e lago ... vimos algumas das atrações descritas como atrações de Nova Friburgo, mas na região de Lumiar .... só não fizemos cachoeiras nenhuma pois já estava ficando tarde e como ele havia conseguido os ingressos pro show do Alceu Valença (com uma amiga), visto que já haviam se esgotado, era necessário ir buscá-los, a tempo de ir para show, esta noite.
Mais tarde ele preferiu não sair pois estava com dores, numa crise de hérnia de disco .... uma pena pois acabei indo para o show sozinha !! 
Lamento mais por falta da comapnhia dele do que por ir só, pois estou até acostumada.
Na manhã seguinte nos despedimos pois ele teria de ir para Petrópolis, para um trabalho, e eu teria um dia interinho e, graças a Deus, com muitos sol, para ainda aproveitar um pouquinho mais desta cidade linda.
passei no tradicional Colégio Anchieta, um posta da cidade, com suas lindas palmeiras imperiais, ornando o bem tratado jardim.
Mais uma fotos com a Capela de Santo Antônio, num dia ensolarado .... da outra, vez não estava assim, tão bonito !!
Fotos da Praça das Colônias, do Teatro Municipal .... caminhei até a ponte em arco sobre o Rio Bengalas.
Voltei a Praça Getúlio Vargas para observar algumas outras importantes edifocações : a Igreja de São João Baista ( a matriz), a Estação Usina, o Fórum, o Instituto de Educação.
Peguei uns encartes a mais no Centro de Informação Turística, para guardar de recordação.

Nenhum comentário: