Esta Catedral de Sal é considerada pelos colombianos como a primeira maravilha do país e se transformou no principal atrativo turístico para quem têm a possibilidade de percorrer em seu interior as 14 estações que Jesus Cristo sofreu a caminho do calvário.
É necessário, ainda caminhar por uns 15 ou 20 minutos, ao descer junto a uma grande praça, para chegar ao santuário de sal.
São muitas as placas que direcionam e facilitam a chegada à 1º Maravilha da Colômbia ... a Catedral de Sal !!
Os especialistas asseguram que esta jazida conta com reservas de mais de 250 milhões de toneladas de sal e, segundo os estudos realizados, essa quantidade poderia ser explorada durante os próximos 500 anos.
Entrada do Santuário de Sal !!
Existe um trem turístico que percorre todo este espaço.
Obrigada ... com certeza, será um dos momentos mais emocionantes da minha visita à Colômbia.
Praça do Mineiro ...
Praça do Mineiro com o mapa da mina , em dourado !!
O Museu da Salmoura ... pode isso ??Não podiam faltar ... os índios colombianos , com sua música , cores e tradição.
Indicativo de direção , como uma rosa dos ventos , no chão !
Galera esperando , em fila , para entrar na Catedral de Sal de Zipaquirá !!
He he he ... um boneco "mineiro" , na entrada !! O passeio dura , em média 60 minutos e é guiado.
Os visitantes que já conheceram a Catedral de Sal , saem ... novos visitantes , inclusive eu ... vou entrar agora !!Dizem que o lugar é super-segura e que não há risco de desabamento ... porém os guias, somente eles, usam equipamento de proteção individual ( e com seus nomes) !!
Na entrada, vão variando as bandeiras, que representam os visitantes de diversos países, que vez ou outra aparecem por lá !!
Sal, sal ,sal ... na parede da mina !!
Momentos ...
A Via Sacra é , toda ela , representada ...
Sempre são as cruzes ..
Um lugar aonde é possível , aos fiéis , dar uma parada para orar também ...
As corem mudam o tempo todo ... daqui é possível perceber a profundidade deste espaço.
Olha a cruz ali ... quase camuflada !!
E lá vamos nós !!
Este momento mostra a rocha onde foi depositado o corpo de Cristo, depois de tirado da cruz.
Uma cruz formada pelo seu formato, ausente de matéria ... aqui ela significa Jesus ressuscitado !!
A Cúpula da Catedral do Sal
E toda igreja tem sua abóbada, não é verdade?
Porque seria diferente com a Catedral de Sal ??
Só porque ela é subterrânea ??
Seguir pela Via-Crúcis é uma preparação lenta e gradual para a chegada à Cúpula Azul, um dos pontos mais interessantes e belos do passeio.
Sua abóbada arredondada, a oito metros do solo. com luzes azuis em meio à escuridão, representa a comunhão entre céu e terra, em um ambiente que dá a sensação de se estar viajando por outras dimensões.
Abaixo , o nosso guia nos conduz à escultura da "pièta", pois toda catedral que se preze, deve ter uma "pièta".
É uma peça esculpida em mármore, de 2,6 metros de diâmetro e 20 centímetros de espessura, talhada pelo artista plástico Hugo Garcia Villalobos exclusivamente para a Catedral. Os cheiro deste lugar, a umidade do ar e ausência de luz natural ...
Descendo para um nível mais abaixo ...
Hóstia gigante ...
Aqui de cima se observa, além da nave principal, estes janelões iluminados.
O povo se amontoa neste ponto ... a parte superior da nave central ... o Anjo Gabriel, à esquerda ... a grande cruz, lá atrás, no centro !!
Anjo Gabriel , sempre anunciando as novas ... sem esquecer sua trombeta !!Consegui , depois de esperar um bocado , ficar neste espaço, só eu, Gabriel e a cruz !!
Uma nave menor , já na parte mais baixa ... tem bancos, como em qualquer igreja cristã.
O Presépio do Santuário:
Um pouco mais adiante da Cúpula Azul, chega-se a outro ponto alto da caminhada, um presépio gigante, esculpido pelo artista italiano Ludovico Consorte, em 1950. Cada figura que compõe a cena do nascimento de Jesus Cristo foi feita em tamanho natural e inserida numa gruta iluminada, com jogos de luzes que as tornam ainda mais exuberantes.
Aqui sob a cor lilás ...
Agora sob a cor azul ...
Com a cor verde ... o presépio ficou mais bonito !!
Precisei conferir de perto. Haviam dito que o Menino Jesus do presépio foi esculpido no sal , como tendo a barriga musculosa como de um alterofilista .... olha só !! Não é que era verdade ??
A Nave da Cascata de Sal
Ela brotou do alto da galeria e por ter uma composição química distintas de outras partes da salina, ficou assim, super-branca !!
Uma cascata de rocha com sal cristalizado ... ela evoca o Rio Jordão, aquele no qual Jesus Cristo foi batizado por seu primo, o João Batista. Numa das fotos de cima dá para ver uma pia batismal.
A Nave Principal ...
O ponto culminante do passeio é, sem dúvida, a chegada à nave central, a maior de todas, onde são realizadas as missas e outras celebrações católicas. É ali que se encontram o altar e uma grande cruz, que impressionam ao compor um cenário grandioso com todo o salão principal, de dimensões monumentais.A cruz, talhada em baixo-relevo sobre uma rocha de sal, possui 16 metros de altura (isso faz dela a maior cruz colocada no sub-solo, no mundo) por 10 metros de largura, e 80 centímetros de espessura. É iluminada por trás, e essa luz invade todo o recinto.
Foi esculpida em 1992 e sua localização, no final do trajeto, expressa simbolicamente o encontro com a Luz e a Verdade Eterna.
A nave central foi acrescida de mais dois ambientes, menores, mas igualmente belos: a Nave do Nascimento e do Batismo e a Nave da Morte e Ressurreição. Entre as duas, a que mais chama a atenção é a primeira, com o batistério inserido num espaço circular que tem a pia batismal bem ao centro.
A criação do homem ...
As cores mudam o tempo todo ...
Uma obra de destaque é a representação em três dimensões da imagem da Criação do Homem, feita originariamente por Michelângelo na Capela Sistina, em 1511. É uma peça esculpida em mármore, de 2,6 metros de diâmetro e 20 centímetros de espessura, talhada pelo artista plástico Hugo Garcia Villalobos exclusivamente para a Catedral.
Com luzes azuis projetadas sobre ela, dão um clima especial ao desenho que salta da rocha.
O Anjo que guarda as portas
São três as portas ... tome cuidado com a qual vai escolher ... isso poderá ser sua perdição ... disse o nosso guia!!
A Colômbia colonial , uma cidade em miniatura ...
Em foto acima material usado pelos mineiros e seu trabalho na procura das esmeraldas.
Esmeraldas ... para quem nunca viu !!
Outros tipos de minérios são encontrados também ...
Um coração lapidado em esmeralda ...
Tão pequenos em tamanho mas valiosíssimos !!
A pedra verde mais valiosa do mundo ... ESMERALDA !!
Uma Via Sacra ... de verdade !!
Cada passagem da Via Sacra ´identificada, por um cenário distinto e pela ordem através dos algarismos romanos !!
Espetáculo de Luz e Cor ...
Ao término da visita guiada, nos é apresentado um espetáculo de luz e cor que, como o próprio nome diz, é um espetáculo aos olhos com as imagens formadas por leds, que desfilam na parte alta do amplo salão e as músicas que seguem ...
Que tal uma parada para um cafezinho colombiano ??
Espetáculo de Luz e Cor ...
Ao término da visita guiada, nos é apresentado um espetáculo de luz e cor que, como o próprio nome diz, é um espetáculo aos olhos com as imagens formadas por leds, que desfilam na parte alta do amplo salão e as músicas que seguem ...
Que tal uma parada para um cafezinho colombiano ??
Aqui você encontra de tudo , claro ... é uma lojinha de souvenires, porém tem muita coisa confeccionada com o sal retirado do local.
Um pouco mais adiante ainda tem o espejo de agua, local onde era uma salmoura. O local tem uma iluminação especial que dá um efeito espelhado na água parada e rende ótimas fotos.
Eu estive lá em novembro de 2013 !!
Fonte: http://revistaplaneta.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário