quinta-feira, 23 de junho de 2011

Rabat ... a capital do Marrocos !!


Rabat é a capital do Marrocos , todo mundo sabe.

O que chama a atenção é que , mesmo sendo a principal cidade do país , ela mantem aquele mistério típico de países orientais , mesmo com toda seriedade com que deve ser tratada uma capital.

As crianças brincam nas praças no final da tarde e à noitinha , com suas bolas oloridas e ao sabor de pipocas , muitas vezes ao som de algum derbake (o músico) , que esteja aguardando o transporte.

O Mausoléu de Mohammed V , uma das principais atrações da cidade , é o mausoléu do atual Rei do Marrocos e isto eu só soube aqui.

A brisa do mar torna o clima quente do final da primavera e do verão mais ameno e eles , os árabes , frequentam muito as praias de Rabat e da sua vizinha e gêmea , cidade de Salé.
A medina impõe seu respeito , a Kasbah dos Oudayas e suas ruelas pintadas de azul a branco , desconhecem a gravidade de pertencer a à cidade que decide o destino do Marrocos.
O clima pra mim tem sido especialmente agradável pois vim de Marrakech , cuja temperatura chegou a 51C. O problema não era o calor , em si , mas a continentalidade , a distancia com rios e oceano ,que o torna seco.
E muita gente nas ruas todo o tempo.
E se você quiser ainda poderá visitar o Palácio Real e toda a riqueza que ele ostenta.Tem controle de passaporte na entrada , às vezes eles retem seu passaporte até a saída.Outras , como foi no meu caso , só olharam e me devolveram na hora.É que quando você visita o Marrocos , você ganha um número no passaporte , como uma identidade e , para tudo ela será solicitado , até para ficar num hotel.

Os marroquinos (homens) são bem dados e abordam as mulheres todo o tempo , não sei com as muçulmanas , mas comigo , ocidental e visitante , aconteceu todo o tempo.
Isso é um pouco chato pois o objetivo da visita não é romântico , pelo menos no meu caso.
Você precisa ficar dando justificativa para não sem acompanhada , seguida , quando só deseja tirar algumas fotos de um monumento ou algo que despertou interesse , somente.
Só quer andar livremente pela medina , pelas ruas , sentar-se um pouco para descansar ... estar sozinha ( e isso é difícil para os marroquinos entenderem ) não significa estar disponível.

Nenhum comentário: